Com 8 novos parceiros, a Polestar continua em busca de colaboradores para tornar o projeto 100% neutro
A Polestar é uma montadora de carros elétricos sediada na Suécia, que tem o surpreendente objetivo de criar um carro totalmente neutro em relação ao clima até 2030. A realização desse projeto pode ser alcançada não apenas plantando árvores em algum lugar da Amazônia, mas fazendo mudanças para revolucionar a cadeia de fornecimento. Para isso, a empresa precisará de diversos parceiros que empregam técnicas com zero emissão de gases que aumentam o efeito estufa, desde a extração de matéria-prima até os motores.
Quais são os parceiros da montadora sueca e suas especialidades?
Revelado inicialmente em 2021, o plano não teve a importância que merecia. Entretanto, agora a Polestar está de volta com oito novos parceiros confirmados e conhecidos para realizar o projeto. De acordo com o comunicado de imprensa da empresa, os novos colaboradores são a Vitesco Technologies, Schloetter, Autoneum, Stora Enso, TMG Automotive, Granges, Borgstena, e Stena Aluminum.
As empresas colaboradoras têm especialidades que incluem inversores elétricos, galvanoplastia, materiais internos e externos, soluções renováveis em embalagens, biomateriais, construção em madeira e papel, revestimento e têxteis, alumínio laminado plano, materiais de malha e tecidos, e alumínio reciclado. Ou seja, grande parte dos componentes necessários para um carro novo foram adquiridos de forma sustentável.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
A sustentabilidade do projeto vem desde a matéria-prima
O projeto da montadora sueca, chamado Polestar 0, planeja a extração de matéria prima e fabricação do veículo com zero emissão de gases poluentes. Para isso, contará com minas de lítio que não utilizem combustíveis fósseis, plantas de processamento onde os fornos não emitem gases tóxicos de efeito estufa para a atmosfera, fábricas de tintas que têm emissões zero, e assim por diante.
Segundo o InsideEVs, a Polestar continua procurando parceiros em matérias-primas, produtos químicos de base biológica, polímeros, componentes elétricos, gases nobres e outros materiais de base. Para a empresa, seu objetivo de entregar um carro neutro para o clima até 2030 torna a assinatura destas parcerias “criticamente urgente”.
Hans Pehrson, Chefe do projeto Polestar 0, afirma: “Minha convicção no sucesso do projeto Polestar 0 é reafirmada cada vez que nos encontramos com novos colaboradores. É evidente que existe um imenso potencial para explorar ao redor do mundo. Atingir o aparentemente impossível nunca é um show de um só homem. É somente através da ação coletiva que podemos alcançar os avanços que realmente fazem a diferença e encontrar as soluções transformadoras que vão além da indústria automobilística”.