1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Mirando no mercado energético brasileiro, Thyssenkrupp e Unigel firmam memorando de entendimento para expandir a capacidade de produção de hidrogênio verde na usina da Bahia
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

Mirando no mercado energético brasileiro, Thyssenkrupp e Unigel firmam memorando de entendimento para expandir a capacidade de produção de hidrogênio verde na usina da Bahia

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 17/03/2023 às 13:55
Atualizado em 19/03/2023 às 13:20
A assinatura do acordo foi realizada em Belo Horizonte, reforçando o interesse das empresas no mercado energético nacional. A Thyssenkrupp e a Unigel unirão forças para expandir a produtividade de hidrogênio verde na usina em desenvolvimento na Bahia.
Fonte: Thyssenkrupp

A assinatura do acordo foi realizada em Belo Horizonte, reforçando o interesse das empresas no mercado energético nacional. A Thyssenkrupp e a Unigel unirão forças para expandir a produtividade de hidrogênio verde na usina em desenvolvimento na Bahia.

Durante a visita do ministro federal alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática, Robert Habeck, a Belo Horizonte, a Thyssenkrupp e a Unigel firmaram mais um acordo importante para o mercado nacional. As empresas estão com um novo memorando de entendimento para expandir a capacidade de produção da usina de hidrogênio verde da Unigel, em desenvolvimento na Bahia. Segundo as empresas, a planta será a primeira a nível industrial a ser instalada no território nacional para a produção do recurso.

Thyssenkrupp e Unigel se unem para investimentos na expansão da capacidade produtiva de hidrogênio verde na nova planta do mercado brasileiro

O mercado brasileiro de hidrogênio verde vem se tornando cada vez mais atrativo para empresas do mundo inteiro. A razão: o alto potencial de produção da nova aposta para o futuro do mercado energético.

Assim, a companhia Unigel, que já se preparava para a instalação de uma planta de produção do recurso no estado da Bahia, com capacidade de 60 MW a 240 MW de eletrólise da água, expande seus rumos no projeto.

Ela anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com a Thyssenkrupp para expandir a capacidade de produção de hidrogênio verde na nova usina.

A assinatura do documento aconteceu em Belo Horizonte, durante a visita do ministro federal alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática, Robert Habeck, ao Brasil.

A companhia multinacional de soluções industriais destacou que a parceria com a Unigel é essencial para unir forças em prol da sustentabilidade no setor energético mundial ao longo dos próximos anos.

Segundo a Thyssenkrupp, a unidade da Unigel será a primeira planta de hidrogênio verde em escala industrial no Brasil e está prevista para ser entregue no final do ano.

Esse é mais um forte investimento do mercado internacional no segmento energético brasileiro, que se prepara para uma transição energética intensiva no futuro.

Nova usina da Thyssenkrupp e Unigel na Bahia atenderá clientes que desejam a descarbonização de suas operações com o uso do hidrogênio verde, destaca companhias

O objetivo das multinacionais com a nova usina de produção de hidrogênio verde no Brasil é adentrar de forma intensiva no mercado da sustentabilidade brasileira.

A expectativa da Thyssenkrupp e da Unigel é que a planta possua capacidade de eletrólise de água de 60 MW e uma capacidade inicial de produção de 10.000 toneladas/ano de hidrogênio verde.

Segundo as companhias, o hidrogênio produzido na planta será destinado a clientes que buscam a descarbonização de suas operações com o recurso. Além disso, a amônia verde será utilizada na cadeia de valor da Unigel.

Werner Ponikwar, CEO e presidente da Thyssenkrupp, comentou: “O Brasil não apenas estabeleceu planos ambiciosos de proteção climática, mas também os está implementando. Isso inclui, em particular, explorar consistentemente as oportunidades oferecidas pelo hidrogênio verde… Com nossas tecnologias para o desenvolvimento de uma economia de hidrogênio, estamos dando nossa contribuição para abrir caminho para a transformação verde”.

Até o fim do ano, o mercado pode assistir a mais um enorme crescimento do segmento de hidrogênio verde com a nova planta da Unigel e da Thyssenkrupp na Bahia.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos