1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Mirando no mercado energético brasileiro, Thyssenkrupp e Unigel firmam memorando de entendimento para expandir a capacidade de produção de hidrogênio verde na usina da Bahia
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

Mirando no mercado energético brasileiro, Thyssenkrupp e Unigel firmam memorando de entendimento para expandir a capacidade de produção de hidrogênio verde na usina da Bahia

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 17/03/2023 às 13:55
Atualizado em 19/03/2023 às 13:20
A assinatura do acordo foi realizada em Belo Horizonte, reforçando o interesse das empresas no mercado energético nacional. A Thyssenkrupp e a Unigel unirão forças para expandir a produtividade de hidrogênio verde na usina em desenvolvimento na Bahia.
Fonte: Thyssenkrupp
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A assinatura do acordo foi realizada em Belo Horizonte, reforçando o interesse das empresas no mercado energético nacional. A Thyssenkrupp e a Unigel unirão forças para expandir a produtividade de hidrogênio verde na usina em desenvolvimento na Bahia.

Durante a visita do ministro federal alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática, Robert Habeck, a Belo Horizonte, a Thyssenkrupp e a Unigel firmaram mais um acordo importante para o mercado nacional. As empresas estão com um novo memorando de entendimento para expandir a capacidade de produção da usina de hidrogênio verde da Unigel, em desenvolvimento na Bahia. Segundo as empresas, a planta será a primeira a nível industrial a ser instalada no território nacional para a produção do recurso.

Thyssenkrupp e Unigel se unem para investimentos na expansão da capacidade produtiva de hidrogênio verde na nova planta do mercado brasileiro

O mercado brasileiro de hidrogênio verde vem se tornando cada vez mais atrativo para empresas do mundo inteiro. A razão: o alto potencial de produção da nova aposta para o futuro do mercado energético.

Assim, a companhia Unigel, que já se preparava para a instalação de uma planta de produção do recurso no estado da Bahia, com capacidade de 60 MW a 240 MW de eletrólise da água, expande seus rumos no projeto.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Ela anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com a Thyssenkrupp para expandir a capacidade de produção de hidrogênio verde na nova usina.

A assinatura do documento aconteceu em Belo Horizonte, durante a visita do ministro federal alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática, Robert Habeck, ao Brasil.

A companhia multinacional de soluções industriais destacou que a parceria com a Unigel é essencial para unir forças em prol da sustentabilidade no setor energético mundial ao longo dos próximos anos.

Segundo a Thyssenkrupp, a unidade da Unigel será a primeira planta de hidrogênio verde em escala industrial no Brasil e está prevista para ser entregue no final do ano.

Esse é mais um forte investimento do mercado internacional no segmento energético brasileiro, que se prepara para uma transição energética intensiva no futuro.

Nova usina da Thyssenkrupp e Unigel na Bahia atenderá clientes que desejam a descarbonização de suas operações com o uso do hidrogênio verde, destaca companhias

O objetivo das multinacionais com a nova usina de produção de hidrogênio verde no Brasil é adentrar de forma intensiva no mercado da sustentabilidade brasileira.

A expectativa da Thyssenkrupp e da Unigel é que a planta possua capacidade de eletrólise de água de 60 MW e uma capacidade inicial de produção de 10.000 toneladas/ano de hidrogênio verde.

Segundo as companhias, o hidrogênio produzido na planta será destinado a clientes que buscam a descarbonização de suas operações com o recurso. Além disso, a amônia verde será utilizada na cadeia de valor da Unigel.

Werner Ponikwar, CEO e presidente da Thyssenkrupp, comentou: “O Brasil não apenas estabeleceu planos ambiciosos de proteção climática, mas também os está implementando. Isso inclui, em particular, explorar consistentemente as oportunidades oferecidas pelo hidrogênio verde… Com nossas tecnologias para o desenvolvimento de uma economia de hidrogênio, estamos dando nossa contribuição para abrir caminho para a transformação verde”.

Até o fim do ano, o mercado pode assistir a mais um enorme crescimento do segmento de hidrogênio verde com a nova planta da Unigel e da Thyssenkrupp na Bahia.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos