O Governo anunciou ter recebido o dobro de pedidos do que o esperado para construção e operação de ferrovias pela iniciativa privada
Ontem, quinta-feira (23/09), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas disse que o Governo Federal anunciou ter recebido o dobro de pedidos do que o esperado para construção e operação de ferrovias pela iniciativa privada. Tarcísio disse que eram esperados sete pedidos e que chegaram 14, o projeto inicial pretendia arrecadar R$ 30 bilhões em investimentos. Até o momento, são R$ 80 bilhões levantados. Leia também esta notícia: Mineradora Vale informa que construção de ferrovia poderá custar R$ 8,7 bilhões
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Programa para impulsionar a construção de ferrovias
O Pro Trilhos foi instituído pela Medida Provisória nº 1.065/21 visando aumentar a atratividade do setor privado para realizar investimentos em ferrovias, sejam elas por meio de novos empreendimentos ou utilizando ferrovia já existente.
Durante a cerimônia, foram assinados requerimentos de autorização ferroviária para construção de 11 trechos de ferrovias. Juntas, as solicitações somam 3,3 mil quilômetros de novos trilhos e R$ 53,5 bilhões de investimentos. As novas ferrovias cortam cidades de nove estados em quatro regiões brasileiras: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo.
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Com a formalização dos pedidos, os requerimentos começam a ser avaliados pelo Ministério da Infraestrutura, responsável por emitir as autorizações, caso os empreendimentos cumpram todos os requisitos exigidos pelo Governo Federal. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que as medidas adotadas pelo Governo Federal no setor estão promovendo a maior revolução ferroviária dos últimos anos. “Estamos celebrando a nossa independência logística. A gente está celebrando o resgate do módulo ferroviário”, afirmou.
Os projetos que o governo recebeu
O governo recebeu o 14º pedido para construção de ferrovia sem a necessidade de leilão, a chamada autorização ferroviária. Trata-se da ferrovia “Estrada de Ferro JK”, que terá 1.108 km e ligará Brasília e Barra de São Francisco (ES). A empresa interessada é a Petrocty e a expectativa de investimento é de R$ 13,5 bilhões. Além desse investimento, a empresa se comprometeu ainda a injetar R$ 700 milhões em seis UTACs (Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas) ao longo dos trilhos.
Todos os projetos de ferrovias para serem construídos por autorização até o momento:
- Água Boa (MT) – Lucas do Rio Verde (MT): 557 km de extensão;
- Uberlândia (MG) – Chaveslândia (MG): 235 km de extensão de ferrovia;
- Estreito (MA) – Balsas (MA): 245 km de extensão;
- Shortline entre Perequê (SP) – TIPLAN/Porto de Santos (SP): 8 km de extensão de ferrovia;
- Maracaju (MS) – Dourados (MS): 76 km de extensão;
- Guarapuava (PR) – Paranaguá (PR): 405 km de extensão de ferrovia;
- Cascavel (PR) – Foz do Iguaçu (PR): 166 km de extensão;
- Cascavel (PR) a Chapecó (SC): 286 km de extensão de ferrovia;
- Açailândia (MA) – Alcântara (MA): 520 km de extensão;
- São Mateus (ES) – Ipatinga (MG): 420 km de extensão de ferrovia;
- Suape (PE) – Curral Novo (PI): 717 km de extensão;
- Terminal Intermodal em Santo André: 7 km de extensão de ferrovia;
- Presidente Kennedy (ES) – Conceição do Mato Dentro/Sete Lagoas (MG): 610 km de extensão;
- Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFJK) – de Barra de São Francisco (ES) a Brasília (DF): 1.108 km de extensão de ferrovia.