1. Início
  2. / Economia
  3. / MME afirma investimentos em energia nuclear em breve no Brasil
Tempo de leitura 2 min de leitura

MME afirma investimentos em energia nuclear em breve no Brasil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/01/2021 às 09:23
Atualizado em 21/03/2022 às 10:34
MME - energia nuclear -investimentos
Usina Nuclear Angra 3 Foto- MARCOS MICHAEL 20/06/2018

A expectativa é que hajam investimentos de R$ 15,5 bilhões para ampliar a exportação de urânio/yellow cake e para concluir as obras da Usina de energia nuclear de Angra 3, segundo o MME

O MME, representado por Bento Albuquerque, falou essa semana um pouco mais a respeito sobre o investimento em energia nuclear no Brasil. Segundo Albuquerque, o governo federal tem em mente propor acabar com o monopólio estatal na energia nuclear, fazendo assim com que os investimentos privados sejam direcionados apenas ao setor, que já não recebe verba há estimados 30 anos.

Leia também

Governo Federal planeja investimentos em energia nuclear

Em evento realizado pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, Albuquerque afirmou que o governo federal encaminhará uma Proposta de Emenda Constitucional ao Congresso ainda nesse primeiro semestre de 2021. O intuito é criar uma agência regulatória para a energia nuclear e conceder a entrada de empresas privadas para explorar e minerar urânio.

“Não faz mais sentido manter monopólio sobre a mineração e a manutenção de minerais nucleares”, afirmou Bento Albuquerque. O MME também destacou que a divisão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) será um grande avanço para o atendimento à Convenção sobre Segurança Nuclear (CSN), além de agilizar o processo de ratificação do Protocolo de Emenda de 1997, da Convenção de Viena, relacionado aos danos nucleares.

Ministério de Minas e Energia (MME) destaca a importância dos investimentos

O ministro também destaca que o setor de energia nuclear contribui positivamente para a descarbonização da matriz energética, fornecendo energia de base, garantindo um elevado nível de confiabilidade e operação contínua, que garante o crescimento da energia renovável no Brasil. Mas para isso acontecer, é necessário alto investimento no setor, tarefa qual o MME está disposto a cumprir.

Vale ressaltar que o nosso país tem apenas duas usinas nucleares: Angra 1 e 2, sendo elas responsáveis por apenas 3% da matriz energética do país, estando em posse das usinas hidrelétricas. Porém, o Brasil possui grande potencial no setor de energia nuclear.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos