Chuvas em Minas Gerais provocam interrupção da produção de mineradoras
O estado de Minas Gerais vem sendo atingido por chuvas tão fortes que foi necessária a paralisação da produção das mineradoras. Dentre as mineradoras paradas se destacam a Vale, uma das maiores fornecedoras de minério de ferro do mundo, a CSN, Usiminas e Vallourec, cuja produção foi interrompida pela Justiça depois do transbordamento de um dique na barragem.
Veja também:
- Mais de 100 vagas de emprego disponíveis na PepsiCo Brasil para vendedor, operador multifuncional, promotor, auxiliar de produção, assistente de logística e mais
- Utilizando tecnologia de ponta, Videome cria o primeiro robô educacional do Brasil, que possui inteligência artificial
- Bateria oceânica é a mais nova forma de armazenar energia renovável, desenvolvida por holandeses. O modelo fica localizado no fundo do mar
Durante a manhã do dia 10, a Vale afirmou que precisou suspender parcialmente sua produção nos sistemas Sudeste e Sul. De acordo com a mineradora, a decisão objetiva garantir que os empregados estejam em segurança, devido ao nível das precipitações em Minas Gerais. Mesmo com a situação, o planejamento da Vale já contempla o período de chuvas, mantendo a estimativa de produção de minério de ferro entre 320 e 335 milhões de toneladas.
A mineradora destacou que segue acompanhando as chuvas em Minas Gerais e tendo suas barragens monitoradas o dia todo e em tempo real. A forte apreensão das mineradoras é quanto à segurança das barragens, devido às recentes tragédias em Mariana e Brumadinho.
- Esta é a única construção visível do espaço! Mukaab: Conheça a cidade-cubo colossal da Arábia Saudita!
- Mistério resolvido: Descubra por que o concreto da Roma Antiga durou milhares de anos enquanto o moderno se deteriora rapidamente
- O arranha-céu mais fino de Dubai impressiona: 73 andares e apenas um apartamento de largura em cada andar!
- Brasil negocia Nova Rota da Seda com a China para conectar o país ao maior mercado do mundo; Investimentos do gigante asiático já movimentou mais de R$ 5,8 TRILHÕES DE REAIS!
Em relação à Mineração Usiminas, a produção em Minas Gerais será retomada quando houver condições climáticas favoráveis ao funcionamento adequado dos equipamentos e após uma revisão das instalações. A empresa afirma que, por enquanto, a paralisação da mineradora não afetará sua produção de aço, pois há estoque.
Por sua vez, a CSN disse que a operação da mina Casa de Pedra está temporariamente parada, podendo retornar às atividades nos próximos dias. No Rio, também em razão das chuvas, a ação de carregamento de minério no Terminal de Carvão no porto de Itaguaí, está suspensa.
Segundo especialistas consultados pelo Estadão, ainda é cedo para saber o impacto nos volumes de produção de minério previstos para este ano – e se terá pressão quanto aos valores da commodity, considerando que o Brasil é um grande exportador do insumo.
“Paralisações de curto prazo”
O presidente do conselho diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Wilson Brumer, afirma: “Acredito que são paralisações de curto prazo, assim como não antevejo potencial de alterações nas projeções. A minha percepção, no caso de exportações, é que existem estoques nos portos para atender à demanda. E, no caso do mercado interno, há estoque nas usinas”.
Janeiro é tipicamente chuvoso, embora neste ano as chuvas estejam mais acentuadas, ainda é normal, conforme analistas do BTG Pactual. No entanto, concordam com as paralisações em Minas Gerais: “Após os incidentes de barragens do passado, saudamos a abordagem de tolerância zero que as mineradoras estão adotando no País para minimizar os riscos operacionais”.
Minas paradas
No Sistema Sudeste, foram suspendidas as minas da Vale de Mariana e Brucutu. Já no Sistema Sul, devido à interdição da estrada BR-040 e da MG-030, a produção geral dos complexos foi paralisada. O Sistema Norte da mineradora não foi afetado e continua funcionando normalmente. O BTG enfatizou que um terço da capacidade da Vale está suspensa atualmente.
No caso da CSN, a produção de sua mina principal, a Casa de Pedra, localizada em Congonhas, Minas Gerais, foi afetada. Já a Usiminas, suspendeu toda a produção de minério de ferro até então.
Pequenas minas também foram afetadas
Além das grandes mineradoras, as de pequeno porte também aguardam o fim das chuvas para reiniciar a produção. Um exemplo é a Atlântica Mineração, que precisou suspender suas obras de expansão em decorrência da situação. “Estamos com duas minas para iniciar a operação e não conseguimos sequer levar os equipamentos, pois temos que fazer algumas melhorias nas vias de acesso”, diz o diretor da mineradora, Maurício Índio do Brasil.