A Vale irá executar as obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), no Mato Grosso. Mineradora ressalta que gastará R$ 6 bilhões a mais do que o governo orçou
A mineradora Vale divulgou recentemente que as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), no estado do Mato Grosso, poderão custar até R$ 8,7 bilhões, um valor que supera em R$ 6 bilhões a projeção inicial feita pela empresa junto ao Ministério da Infraestrutura. A ferrovia terá aproximadamente 400 quilômetros de extensão e ligará as cidades de Mara Rosa, em Goiás, e Água Boa, no Mato Grosso. As obras deveriam ter começado em abril deste ano, mas o projeto permanece em estágio inicial. Veja ainda esta notícia: Ministro da Infraestrutura diz que ferrovia Ferrogrão será um modelo de sustentabilidade
- Investimentos de R$ 40 milhões e 100 novos empregos são anunciados em fábrica, por empresa fabricante de componentes de madeira para a construção civil
- Petrobras vai encher o cofrinho após proposta superior a R$ 1 bilhão por refinaria e 26 campos no Rio Grande do Norte
- Brasil como protagonista na transformação do setor para a eletrificação dos veículos
- Rio de Janeiro lidera disparada de preço e Região Sudeste registra gasolina e etanol mais caros do Brasil, esvaziando o bolso do consumidor, taxistas e motoristas de aplicativo
- FPSO Carioca MV30 da MODEC alcança a primeira produção de petróleo e inicia 21 anos de fretamento
A Vale irá realizar as obras de construção da ferrovia
A mineradora Vale anteriormente fechou contrato com o Governo Federal, no final do ano passado, e esperava investir cerca de R$ 2,73 bilhões na Fico nos quatro anos estimados de conclusão. Porém, a empresa divulgou que irá gastar R$ 6 bilhões a mais do que o previsto.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, “o projeto da ferrovia que será construído pela mineradora Vale passou por ajustes finos para atender o componente ambiental, o que é fundamental para garantir a sustentabilidade do empreendimento, implicando em alterações no projeto de engenharia”. A pasta diz que a instalação do canteiro de obras da ferrovia e dos alojamentos teve início neste mês e que a fabricação dos pré-moldados que serão usados no empreendimento ocorrerá em setembro.
- Brasil negocia Nova Rota da Seda com a China para conectar o país ao maior mercado do mundo; Investimentos do gigante asiático já movimentou mais de R$ 5,8 TRILHÕES DE REAIS!
- Desabamento Dramático! Guindaste gigante colapsa no Porto de Keelung, esmaga contêineres e paralisa operações – O que vem a seguir?
- Ferrovia abandonada: Governo dispara investimentos milionários na Ferrovia Centro-Atlântica!
- Rodoanel Mário Covas: o projeto que prometia resolver o trânsito da cidade de São Paulo, mas virou um pesadelo sem fim
Na pasta, o ministério diz que usou o instrumento de “investimento cruzado” para entrar em acordo com a Vale, o que significa que o valor de outorga foi abatido para que a empresa pudesse executar e entregar a ferrovia. “O valor estimado por estudo e acordado entre Estado e Vale é de R$ 2,7 bilhões. Ou seja, esta é a quantia necessária para realizar o empreendimento”.
A execução das obras
A Vale também pontuou que a construção da FICO faz parte de um acordo assinado com o governo federal para a prorrogação do contrato relacionado à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), outro projeto em desenvolvimento pela empresa. “Assim, a Vale assumirá os custos totais das obras, o que inclui a diferença de valores. O projeto básico retificado está orçado em R$ 8,7 bilhões.”
A mineradora Vale aceitou a fazer as obras da ferrovia após conseguir autorização para renovar antecipadamente duas concessões já operadas por suas empresas de logística, a Estrada de Ferro Vitória-Minas, na região sudeste do país, e a Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão. Quando a empresa concluir as obras, entregará o projeto ao governo, que fará um leilão, e as operações ferroviárias serão realizadas para qualquer empresa interessada nessa rota.
A Vale confirmou, por meio de comunicado, que iniciou atividades relacionadas à pré-implantação das obras, incluindo exercícios de campo, desenvolvimento e implantação de projetos e contratação de empresas de engenharia. A mineradora disse que, ao mesmo tempo, a empresa aguarda a responsabilidade do Governo Federal de ceder os terrenos dos primeiros 30 quilômetros da ferrovia para dar início à próxima fase do projeto de construção da infraestrutura ferroviária.