O objetivo do projeto da Vale e da MOL é reduzir de maneira significativa o consumo de combustível nas operações. Serão instaladas duas velas de rotor para propulsão eólica nos navios graneleiros de transporte de minério de ferro.
Mirando na sustentabilidade e na redução do combustível em suas operações de transporte marítimo, a mineradora Vale está com um importante projeto com a japonesa MOL. O empreendimento prevê a instalação de sistemas de propulsão eólica nos navios graneleiros de transporte de ferro. O Norsepower Rotor Sail deve ser implementado nas embarcações até o ano de 2024, conforme o projeto, para contribuir com a compromisso ambiental da mineradora.
Projeto de instalação de sistemas de propulsão eólica nos navios de transporte de ferro da Vale prevê de 6 a 10% de redução de combustível nas operações
Os investimentos na descarbonização do setor de transportes nacional estão cada vez mais intensivos nos últimos anos. A busca por novas soluções de sustentabilidade tem levado companhias de todo o país a buscarem novas alternativas para reduzirem a emissão de poluentes, como no caso da Vale.
A gigante do ramo da mineração está em busca de proporcionar ainda mais sustentabilidade em suas operações de transporte de minério de ferro com seu novo projeto com a japonesa MOL.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
O acordo prevê a instalação de duas velas de rotor para propulsão eólica nos navios graneleiros da mineradora. O graneleiro é de propriedade da MOL e empregado da VALE em contrato de médio prazo para o transporte de ferro.
Segundo o projeto, a instalação das velas de rotor de 35m x 5m está prevista já para o ano de 2024. A mineradora visa acelerar o desenvolvimento do sistema para começar a aproveitar os benefícios da iniciativa.
O Norsepower Rotor Sail ™ será o sistema utilizado para os navios. Ele é 100% automatizado, produzindo um forte empuxo à medida que o vento gera pressão diferencial em torno do motor giratório.
Isso pode garantir uma redução de 6% a 10% no consumo de combustíveis nas operações de transporte de ferro pela companhia.
Assim, a iniciativa da Vale com a MOL contribui fortemente para minimizar as emissões de carbono e outros gases poluentes durante essas atividades.
Veja como funciona o sistema de propulsão
MOL reforça sua posição de defensora dos sistemas de propulsão eólica nos navios de transporte em novo contrato com a Mineradora Vale
O novo contrato com a Vale reforça a posição da MOL no mercado de transporte internacional. A empresa vem defendendo fortemente a propulsão eólica nos navios para reduzir o uso de combustíveis nas operações.
A empresa concluiu recentemente a viagem inaugural do Shofu Maru. Esse é o primeiro navio graneleiro do mundo a utilizar a propulsão eólica nas suas operações.
Segundo a companhia, a embarcação está equipada com um sistema Wind Challenger, que aproveita a energia eólica para impulsionar a embarcação.
“A MOL e a VALE continuarão trabalhando tanto para o transporte estável de minério de ferro quanto para a redução das emissões de GEE”, afirmou a dupla de empresas.
Com o desenvolvimento do projeto de propulsão eólica nos navios graneleiros de transporte de minério de ferro, a Vale e a Mol contribuem para um setor ainda mais sustentável.