Menu
Início Mineradora Vale e japonesa MOL se unem para instalação de sistema de propulsão eólica em navios graneleiros de transporte de minério de ferro, visando reduzir o consumo de combustível

Mineradora Vale e japonesa MOL se unem para instalação de sistema de propulsão eólica em navios graneleiros de transporte de minério de ferro, visando reduzir o consumo de combustível

28 de março de 2023 às 22:52
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
O objetivo do projeto da Vale e da MOL é reduzir de maneira significativa o consumo de combustível nas operações. Serão instaladas duas velas de rotor para propulsão eólica nos navios graneleiros de transporte de minério de ferro.
Fonte: Anemoi Marine

O objetivo do projeto da Vale e da MOL é reduzir de maneira significativa o consumo de combustível nas operações. Serão instaladas duas velas de rotor para propulsão eólica nos navios graneleiros de transporte de minério de ferro.

Mirando na sustentabilidade e na redução do combustível em suas operações de transporte marítimo, a mineradora Vale está com um importante projeto com a japonesa MOL. O empreendimento prevê a instalação de sistemas de propulsão eólica nos navios graneleiros de transporte de ferro. O Norsepower Rotor Sail deve ser implementado nas embarcações até o ano de 2024, conforme o projeto, para contribuir com a compromisso ambiental da mineradora.

Projeto de instalação de sistemas de propulsão eólica nos navios de transporte de ferro da Vale prevê de 6 a 10% de redução de combustível nas operações

Os investimentos na descarbonização do setor de transportes nacional estão cada vez mais intensivos nos últimos anos. A busca por novas soluções de sustentabilidade tem levado companhias de todo o país a buscarem novas alternativas para reduzirem a emissão de poluentes, como no caso da Vale.

Artigos recomendados

A gigante do ramo da mineração está em busca de proporcionar ainda mais sustentabilidade em suas operações de transporte de minério de ferro com seu novo projeto com a japonesa MOL.

O acordo prevê a instalação de duas velas de rotor para propulsão eólica nos navios graneleiros da mineradora. O graneleiro é de propriedade da MOL e empregado da VALE em contrato de médio prazo para o transporte de ferro.

Segundo o projeto, a instalação das velas de rotor de 35m x 5m está prevista já para o ano de 2024. A mineradora visa acelerar o desenvolvimento do sistema para começar a aproveitar os benefícios da iniciativa.

O Norsepower Rotor Sail ™ será o sistema utilizado para os navios. Ele é 100% automatizado, produzindo um forte empuxo à medida que o vento gera pressão diferencial em torno do motor giratório.

Isso pode garantir uma redução de 6% a 10% no consumo de combustíveis nas operações de transporte de ferro pela companhia.

Assim, a iniciativa da Vale com a MOL contribui fortemente para minimizar as emissões de carbono e outros gases poluentes durante essas atividades.

Veja como funciona o sistema de propulsão

Fonte: Norsepower Ltd

MOL reforça sua posição de defensora dos sistemas de propulsão eólica nos navios de transporte em novo contrato com a Mineradora Vale

O novo contrato com a Vale reforça a posição da MOL no mercado de transporte internacional. A empresa vem defendendo fortemente a propulsão eólica nos navios para reduzir o uso de combustíveis nas operações.

A empresa concluiu recentemente a viagem inaugural do Shofu Maru. Esse é o primeiro navio graneleiro do mundo a utilizar a propulsão eólica nas suas operações.

Segundo a companhia, a embarcação está equipada com um sistema Wind Challenger, que aproveita a energia eólica para impulsionar a embarcação.

“A MOL e a VALE continuarão trabalhando tanto para o transporte estável de minério de ferro quanto para a redução das emissões de GEE”, afirmou a dupla de empresas.

Com o desenvolvimento do projeto de propulsão eólica nos navios graneleiros de transporte de minério de ferro, a Vale e a Mol contribuem para um setor ainda mais sustentável.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar