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Mineração da Vale registra maior demanda do setor de commodities desde 2013

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/12/2020 às 12:13
Mineração - minério de ferro - Vale
Mineração na Vale

Com o aumento dos preços e o setor de mineração de aço em expansão na China, houve uma redução dos estoques de produção de minério de ferro da Vale.

O aumento do minério de ferro da Vale e da indústria de mineração no geral chegou a alta de U$ 150 na sexta-feira passada, foi o maior valor da commodity desde 12 de março de 2013 n Brasil e no mundo.

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Os três fatores para a alta no preço do minério de ferro da Vale

Em primeiro lugar, a indústria siderúrgica da China está crescendo com 90 milhões de toneladas por mês, ao longo de quatro meses, sendo enviadas das usinas, sinalizando que a China está de volta ao trabalho.

Em segundo lugar, houve mais uma queda nos estoques de minério de ferro nos portos chineses. Os estoques em 45 portos pesquisados caíram para um total relatado de 1.6Mt na semana passada. Isso ocorre em um momento em que as usinas siderúrgicas procuram reabastecer com minério de ferro e outros insumos além da Vale.

E por ultimo (certamente agravará o problema dos estoques portuários), a Vale do Brasil anunciou na semana passada que descartou sua meta de produção de minério de ferro para 2020. Agora, esse número deve cair segundo a própria, a Vale indicou que as coisas não seriam muito melhores em 2021.

Mineração: Manufatura na China em alta, aumentando a demanda por minério de ferro

Em novembro, o índice dos gerentes de compras de mineração da China subiu para 52,1 (50 sendo a marca que separa o crescimento do declínio da produção). Isso era muito melhor do que as previsões de consenso. Outra pesquisa regular, desta vez sobre a atividade de exportação da indústria de mineração na China, atingiu a maior alta em 10 anos de 54,9 em novembro.

Como Dhar aponta, metais básicos e minério de ferro são os mais alavancados para uma recuperação liderada pela indústria na China. A China continua investindo pesadamente em infraestrutura – três semanas atrás, por exemplo, ela anunciou a construção de uma nova linha ferroviária de 1.100 km da província de Sichuan a Lhasa, no Tibete.

A infraestrutura responde por até 25% da demanda de aço chinesa (fabricação de outros 20%). Tal é a demanda por minério de ferro, duas minas de minério de ferro privadas (mas desativadas) no Território do Norte estão sendo reabertas.

A mina Roper Bar retomou a mineração no início de novembro, enquanto a mina Frances Creek, que tem uma história de mineração intermitente ao longo de várias décadas, estará de volta aos negócios no início de 2021.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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