Minas Gerais recebeu novos investimentos milionários para instalação de sua nova usina termoquímica em Uberlândia. Além de gerar diversos empregos, a unidade promete transformar resíduos em energia limpa.
Na última semana, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais anunciou investimentos no valor de R$ 27 milhões em Uberaba. O município foi pioneiro no desenvolvimento do Parque Tecnológico e de seu centro de inovação, mas está assistindo sua vizinha Uberlândia avançar ainda mais no setor de tecnologia com rapidez e sucesso. Para se ter uma noção, a Universidade Federal de Uberlândia começou as atividades para desenvolver o Parque Tecnológico do Campus Glória, onde será construída também uma Usina Termoquímica experimental, em escala semi industrial, que promete gerar dezenas de empregos.
Usina termoquímica contará com investimentos de R$ 10 milhões
As duas iniciativas são fruto da parceria com o Governo de Minas Gerais. O intuito é gerar uma nova matriz tecnológica e econômica, para o desenvolvimento de novas empresas, gerando empregos e renda para a população de Uberlândia e região.
Apenas no Parque Tecnológico serão investidos R$ 12 milhões. A construção da usina termoquímica terá parceria da iniciativa privada e de órgãos públicos, que farão o investimento de R$ 10 milhões. O objetivo é realizar a recuperação energética dos resíduos sólidos, gerando gás para energia renovável e limpa, livre de gases poluentes. A expectativa do Governo de Minas Gerais é que esta unidade seja um piloto para uma futura instalação em municípios mineiros de pequeno e médio porte, como alternativa para o problema do lixo urbano.
-
Engenheiro mecatrônico de 26 anos deixou os robôs em segundo plano para criar próteses 3D mecânicas sob medida, que abrem e fecham com o movimento do cotovelo ou do pulso, não dependem de bateria e ajudam crianças e adolescentes a ganhar peças personalizadas com custo muito menor que modelos tradicionais
-
China abandonou 51 corpos de foguetes na órbita baixa da Terra entre 2021 e 2025, mais que o dobro do período anterior, e um relatório da LeoLabs aponta que três explosões recentes criaram lixo espacial capaz de ameaçar satélites militares e comerciais por décadas ou até séculos
-
Pesquisador da USP adaptou um sensor de baixo custo no guidão de 15 ciclistas e mediu quanta poluição cada rota faz você respirar pedalando por São Paulo
-
18 moedas de ouro da Idade do Ferro achadas por acaso por um professor com detector de metais num campo de Suffolk, na Inglaterra, são leiloadas por 33.200 libras, acima da estimativa
O ex-ministro, Anderson Adauto, desembarcou ontem em Uberaba, entretanto, durante a semana o mesmo se movimentou em Brasília como um dos principais articuladores de reunião no Ministério de Minas e Energia para colocar frente a frente o ministro Alexandre Silveira e representantes de entidades ligadas ao gás natural.
Saiba como funcionará a usina termoquímica
A usina, que criará dezenas de novos empregos, terá linha para trituração de resíduos, um reator termoquímico para a produção de gás de síntese e um ciclo a vapor para a produção de energia, livre de gases poluentes e tóxicos.
Segundo o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Felipe Attie, a pesquisa servirá como base para a situação energética do estado, para resolver o problema de cidades pequenas, para que possam queimar seu lixo sem gerar poluição, evitando aterros, barateando o custo do lixo e gerando o gás que produzirá energia elétrica e térmica. A produção acontece por meio da trituração dos resíduos recebidos, principalmente, as cargas de cigarros apreendidas pela Receita Federal, que chegam perto de 60 toneladas anuais.
A usina termoquímica experimental, que visa gerar vários empregos, terá capacidade para processar até 300 kg/h de cigarros triturados, gerando eletricidade o suficiente para atender até 800 casas comuns.
Usina transformará cigarros apreendidos em energia limpa
Segundo o coordenador do projeto, Solidônio Carvalho, o objetivo da usina termoquímica é transformar a carga de cigarros apreendidos pela Receita Federal em eletricidade. O coordenador explica que o cigarro será apreendido, triturado e descaracterizado. Logo depois, será colocado no equipamento, um reator químico, capaz de gerar um gás combustível por meio do cigarro.
Vale destacar que o cigarro não será queimado, de forma alguma. O mesmo será transformado por meio de reações termoquímicas, sendo este o motivo do nome da usina, e com isso se transformará em um gás, que poderá ser aplicado em máquinas para fins de geração elétrica e térmica.
Carvalho destaca que em parceria com a UFU, o município mais uma vez ganhará destaque como uma cidade pioneira no tratamento de resíduos e que atenderá ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente, desenvolvendo respostas científicas para entraves de ordem técnica, tributária, econômica, jurídica e legal ligadas à instalação de usinas de gás no Brasil.

