De acordo com a Mercedes Benz, o objetivo principal da tecnologia da marca é reduzir pela metade o número de mortes e acidentes com os veículos da marca
A montadora alemã Mercedes Benz já possui data para o lançamento da sua mais nova tecnologia: os veículos à prova de acidentes fatais. Porém, fazer com que os veículos “enxerguem” os perigos das estradas não está sendo uma tarefa fácil, uma vez que por mais que sejam inteligentes, os sistemas de segurança desses veículos ainda não conseguem lidar com certas situações e acabam gerando acidentes.
Para conseguir o objetivo principal, a empresa está se aprofundando quando o assunto é a proteção dos ocupantes e pedestres, sendo que a Mercedes Benz já instituiu um plano para a tecnologia: zerar acidentes fatais até 2050.
De acordo com Paul Dick, chefe de segurança veicular da montadora alemã, o objetivo é criar um sistema de condução à prova de acidentes: “Uma condução altamente automatizada será decisiva para o seu sucesso”, afirma o chefe.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
CONHEÇA O VEÍCULO FUTURISTA DA MERCEDES BENZ!
Estratégias da Mercedes Benz
A montadora pretende, com o objetivo de alcançar de vez o objetivo da marca, passar ainda por uma nova plataforma de gerenciamento e segurança automotiva, o “MB.OS”. A ideia é ter uma base de controle mais avançada e que consiga responder imediatamente os dados fornecidos pelos sensores instalados no veículo, o que ainda não ocorre hoje em dia, segundo a Mercedes.
O outro ponto forte do equipamento será o “Road Safety Dashboard” (ou RSD), que será capaz de avaliar, em tempo real, as estatísticas de incidentes rodoviários e evitar o tráfego em áreas de risco. A tecnologia já está em testes em Londres.
A tecnologia “Mercedes-Benz Road Safety Dashboard” vai mostrar os possíveis pontos de perigo para colisões em um mapa rodoviário de fácil acesso e com muitas informações sobre usuários vulneráveis e desprotegidos na estrada (pedestres e ciclistas), segundo comunicado da empresa sobre a tecnologia.
Metas a cumprir
Outra etapa na direção da conclusão do objetivo central da empresa é a redução do número de mortes e ferimentos graves em batidas envolvendo os veículos da marca até 2030 (considerando os números de 2020 como base).
A proposta, que ganhou o nome de “Vision Zero” (visão zero em português), tem a ver ainda com a colaboração de diferentes instituições de trânsito para melhorar essas estatísticas nas estradas, conclui a Mercedes.