Mercedes-Benz e Prosegur se uniram para desenvolver o maior caminhão blindado de toda a América Latina. O veículo possui uma potência de 439 cavalos e um torque de 224 kgfm.
O transporte de cargas no Brasil se concentra basicamente em meios rodoviários. Além de todos os problemas de infraestrutura presentes nas rodovias do país, ainda existe a questão da violência. Em relação ao transporte de cargas de alto valor, entre os anos de 2011 a 2016, os roubos causaram um prejuízo de R$ 6,1 bilhões às empresas. Sendo assim, há uma necessidade crescente por um sistema de segurança, principalmente de caminhão blindado, e foi isso que a Mercedes-Benz e a Prosegur decidiram desenvolver.
Maior caminhão blindado da América latina pode tracionar até 74 toneladas
A Prosegur, um dos maiores grupos no setor de transporte de valores, e a montadora alemã Mercedes-Benz, desenvolveram, em 2017, uma versão especial do pesado Axor na configuração 2644, simplesmente o maior carro-forte da América Latina.
Entre as modificações aplicadas pelas empresas à versão blindada do Axor 2644, está a inclusão de um segundo eixo direcional, tornando esse cavalo mecânico, que possui uma tração 6×4 de fábrica, em uma versão 8×4. O caminhão blindado também ganhou uma cabine totalmente blindada e com espaço para 4 ocupantes, com o objetivo de atender toda a legislação do setor de transporte de valores.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
O modelo ainda conta com um sistema de ar-condicionado especialmente projetado. Os caminhões também receberam blindagem total ou parcial, que dependem de produtores especializados. É importante ressaltar que o maior caminhão blindado da América Latina tem capacidade para tracionar até 74 toneladas quando atrelado a uma espécie de bitrem, criando uma combinação exclusiva de 10 eixos. Ainda nessa configuração, a capacidade de carga volumétrica do veículo da Mercedes-Benz e da Prosegur é de 175 metros cúbicos, sendo 100 no primeiro semirreboque e mais 75 no segundo.
Maior caminhão blindado da América Latina conta com 224 kgfm de torque
Para impulsionar o caminhão blindado, foi instalado no mesmo um motor Mercedes-Benz MB OM 457 LA de seis cilindros em linha e 12 litros, que gera ao veículo uma potência de 439 cavalos e 224 kgfm de torque.
OBS: torque é um conceito físico, relativo ao movimento de rotação de um corpo após a aplicação de determinada força sobre ele. Imagine que você está manuseando uma chave de boca para girar um parafuso. A força aplicada sobre a ferramenta no momento em que o parafuso é desatarraxado é o torque.
O maior carro-forte da América Latina, o Axor 2644 8×4, atua principalmente no estado de São Paulo no transporte de cargas valiosas, como celulares, medicamentos, eletroeletrônicos, jóias, relógios, papel-moeda, barras de ouro, mercadorias de luxo, entre outras.
O modelo faz a interligação entre centros de distribuição e fábricas, além de outros pontos de retirada e entrega, como aeroportos, de acordo com o pedido do cliente e em qualquer região do Brasil. Por se tratar de um caminhão blindado, onde a segurança da operação é essencial, não foram divulgados muitos detalhes do modelo ou até mesmo fotos de seu interior.
Volkswagen também lança seu primeiro caminhão blindado
É importante ressaltar que, além da Mercedes-Benz, a Volkswagen também lançou seu primeiro caminhão blindado. Trata-se de um cavalo mecânico Volkswagen Constellation modelo 25 – 420, 8×2 com um semirreboque do tipo furgão com três eixos.
O veículo recebeu o nome de Titanis, pertence à empresa Protege, e foi criado com foco no transporte de cargas especiais. Inicialmente, ele vai compor a linha de carga segura da empresa e deve transportar bens eletrônicos, como notebooks, circuitos integrados e celulares, além de cartões, documentos sigilosos, medicamentos, formulários de cheque e produtos de alto valor agregado em grande escala.
O veículo sem blindagem custa algo em torno R$ 325 mil e possui capacidade para 28 mil quilos de carga. De acordo com informações, a blindagem deste tipo de veículo pode variar de R$ 100 mil a R$ 300 mil.