Uma das fontes de energia renovável que mais cresce no Brasil, energia solar ultrapassa 7 GW de potência instalada, segundo Absolar
A Associação Brasileira de Energia Solar – Absolar, mostrou que a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica ultrapassa 7 gigawatts, valor impulsionado principalmente pela geração de energia distribuída em residências, empresas, áreas rurais e indústrias. Do total da fonte renovável no Brasil, 76% é representado pelos setores de comércio e serviços.
Confira ainda outras notícias do dia:
- Auditoria destaca empresas, incluindo o setor industrial, comprometidas com a sustentabilidade
- Empresa fabricante de pás para geradores de energia eólica, contrata para vagas de emprego no Ceará, operadores, técnicos, serralheiro e mais
- Oceaneering contrata para Macaé, no Rio de Janeiro, técnico
O setor ainda conta com 13,2% vindo de consumidores rurais, seguidos de indústrias com 8,9%, os poderes públicos com 1,2% e vindo por último a iluminação pública, com 0,02%. Já em número de sistemas instalados, os usuários residenciais ocupam o primeiro lugar na geração distribuída de energia, respondendo por 72,8% do total.
O setor de energia solar vem crescendo a cada ano no Brasil, com os projetos nos leilões, o setor tem um investimento desde 2012 de R$ 35 bilhões.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
A Absolar em nota diz que “Em 2019, a fonte foi a mais competitiva entre as fontes renováveis nos dois Leilões de Energia Nova, A-4 e A-6, com preços-médios abaixo dos US$ 21,00/MWh”.
O segmento é a sétima maior fonte de energia no país, sendo presente nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, nos Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e no Tocantins.
Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar, afirmou em um comunicado que “A energia solar fotovoltaica reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País”.
Energia solar:
A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água.
Os coletores de heliotérmica são equipamentos que captam a radiação solar e a convertem em calor, transferindo este calor para um fluido (ar, água, ou óleo, em geral). Os coletores possuem uma superfície refletora, que direciona a radiação direta a um foco, onde está localizado um receptor. Uma vez tendo absorvido o calor, o fluido escoa pelo receptor.