1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Nordeste domina o mercado: Melão deixa manga para trás e vira a fruta mais exportada do Brasil no primeiro semestre
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Nordeste domina o mercado: Melão deixa manga para trás e vira a fruta mais exportada do Brasil no primeiro semestre

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 04/09/2025 às 23:19
Nordeste domina o mercado: Melão deixa manga para trás e vira a fruta mais exportada do Brasil no primeiro semestre
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Produção concentrada no Rio Grande do Norte, exportações crescentes e consumo interno limitado revelam contraste entre sucesso internacional e desafios de infraestrutura no Brasil.

O melão assumiu o posto de fruta mais exportada pelo Brasil no primeiro semestre deste ano. Foram cerca de 118 mil toneladas enviadas principalmente para a Europa.

No ano anterior, a fruta havia encerrado em segundo lugar, com 243 mil toneladas, atrás apenas da manga, que alcançou 260 mil toneladas.

Produção e consumo no Brasil

O Brasil figura como terceiro maior exportador de melão no mundo, considerando todas as variedades.

Porém, ocupa apenas a oitava posição na lista dos maiores produtores. Isso, segundo especialistas, mostra que o consumo interno ainda é baixo.

Carlo Porro, CEO da Agrícola Famosa, afirma que o mercado brasileiro “não conhece o melão”.

Para ele, a quebra da cadeia de frio é o principal motivo da baixa adesão do público. “Para você consumir melão da maneira adequada no Brasil, é preciso manter toda a cadeia de frio, diferentemente da Europa. Aqui, quando a fruta chega à gôndola, essa cadeia de frio (transporte refrigerado) acaba sendo quebrada e ela perde qualidade. O consumidor, então, não tem a experiência adequada por conta de um problema de infraestrutura da própria distribuição brasileira”, explicou ao site Dinheiro Rural.

Impacto no Nordeste

Apesar dos desafios de consumo interno, o cultivo do melão é essencial para a agricultura do país, principalmente no Nordeste.

O Rio Grande do Norte lidera a produção nacional, respondendo por 70% do total. Mais de 20 mil pessoas trabalham diretamente no setor no estado.

A Agrícola Famosa, uma das maiores produtoras e exportadoras do mundo, tem sede entre Mossoró (RN) e Icapuí (CE).

A empresa colhe cerca de 1 milhão de frutos por dia em uma área cultivada que ultrapassa 11 mil hectares. No total, administra mais de 30 mil hectares em quatro estados nordestinos, produzindo também melancia e uva.

Estados Unidos e tarifas

As tarifas aplicadas pelos Estados Unidos não afetam tanto a empresa, segundo Porro. Ele explica que os embarques para lá são pequenos diante do total exportado. “Se eles quiserem a nossa fruta, vão ter que pagar mais. Mas, se tivermos que abortar o projeto por um ou dois anos até essa situação se resolver, não nos afeta”, disse.

Para 2024, a previsão era de 300 contêineres destinados ao mercado norte-americano, número considerado baixo dentro do universo da empresa. Ainda assim, o grupo investe em frutas premium para atender ao público local.

Preferência do consumidor

No mercado interno, o melão amarelo responde por mais de 90% da produção nacional.

Ele é o preferido dos brasileiros e se consolidou ao longo das décadas. Já na Europa, quem ganha espaço é o Pele de Sapo, enquanto o cantaloupe abastece principalmente os Estados Unidos.

O melão mostra força no comércio exterior e segue como uma das principais frutas brasileiras no cenário internacional.

Enquanto o consumo interno enfrenta limitações de infraestrutura e tradição, as exportações consolidam o produto como peça-chave da fruticultura nacional.

Com o domínio do Rio Grande do Norte, o Brasil se firma cada vez mais como referência no setor, mesmo diante dos desafios impostos por tarifas e hábitos de consumo.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x