1. Início
  2. / Construção
  3. / Megaobra chinesa no Brasil: Ponte Salvador-Itaparica de 12 km sai do papel, pode beneficiar 10 milhões de pessoas, mas terá pedágio de até R$ 50
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Megaobra chinesa no Brasil: Ponte Salvador-Itaparica de 12 km sai do papel, pode beneficiar 10 milhões de pessoas, mas terá pedágio de até R$ 50

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 22/07/2025 às 16:23
Com previsão para 2026, ponte Salvador-Itaparica enfrenta desafios ambientais e sociais antes da construção
Com previsão para 2026, ponte Salvador-Itaparica enfrenta desafios ambientais e sociais antes da construção
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Com obras previstas para 2026, a Ponte Salvador-Itaparica conectará a capital à ilha, prometendo desenvolvimento, mas gerando debates sobre impactos socioambientais.

Um dos maiores e mais aguardados projetos de infraestrutura do Brasil, a Ponte Salvador-Itaparica está finalmente saindo do papel. Com 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos os Santos, a estrutura será a maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina e representa um investimento que já se aproxima dos R$ 10 bilhões, liderado por um consórcio de gigantes da construção chinesa.

A obra é muito mais do que uma simples ligação física; é um vetor de transformação para a Bahia. A promessa é de que a nova ponte beneficie diretamente cerca de 10 milhões de pessoas em 250 municípios, reduzindo o tempo de travessia entre a capital e a ilha de uma hora para menos de 30 minutos. No entanto, o megaprojeto também acende debates sobre seus custos, prazos e, principalmente, sobre os impactos ambientais e sociais em uma das regiões mais icônicas do país.

Uma obra de décadas: do sonho à realidade

Megaobra chinesa no Brasil: Ponte Salvador-Itaparica de 12 km sai do papel, pode beneficiar 10 milhões de pessoas, mas terá pedágio de até R$ 50

A ideia de construir a Ponte Salvador-Itaparica não é nova, remontando a discussões que começaram ainda na década de 1960. Após décadas de estudos e adiamentos, o projeto ganhou força e foi finalmente leiloado em 2019, sendo arrematado por um consórcio chinês formado pelas gigantes China Communications Construction Company (CCCC) e China Railway 20th Bureau Group (CR20).

O contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo da Bahia foi assinado em novembro de 2020. Desde então, o projeto tem avançado em fases de estudos detalhados, como sondagens geológicas no fundo da baía, que bateram recordes de profundidade no Brasil.

Engenharia e dimensões: a maior da América Latina

Megaobra chinesa no Brasil: Ponte Salvador-Itaparica de 12 km sai do papel, pode beneficiar 10 milhões de pessoas, mas terá pedágio de até R$ 50

A grandiosidade da Ponte Salvador-Itaparica se reflete em seus números. A estrutura principal será estaiada, com uma altura de 85 metros em seu vão central para permitir a passagem de navios. O projeto completo, conhecido como Sistema Viário Oeste (SVO), inclui:

  • 12,4 km de ponte sobre a Baía de Todos os Santos.
  • Viadutos e dois túneis em Salvador.
  • Uma nova via expressa de 22 km na Ilha de Itaparica.
  • Duplicação de 8 km da rodovia BA-001.

O impacto na economia e na vida dos baianos

O principal argumento a favor da Ponte Salvador-Itaparica é seu potencial transformador para a economia e a mobilidade. A expectativa é de que a obra gere cerca de 7 a 8 mil empregos diretos durante sua construção.

Para a população, a principal mudança será a drástica redução no tempo de viagem, o que deve impulsionar o turismo na Ilha de Itaparica e em todo o Baixo Sul da Bahia. Além disso, a ponte criará um novo corredor logístico, facilitando o escoamento da produção e conectando a região metropolitana a importantes rodovias federais.

Desafios e controvérsias: o custo do progresso

Apesar do otimismo, o projeto enfrenta desafios significativos. O custo inicial, estimado em R$ 7,6 bilhões, já foi reajustado para cerca de R$ 10 bilhões devido à inflação e aos impactos da pandemia. O pedágio, previsto para custar em torno de R$ 50, também é um ponto de debate.

A maior preocupação, no entanto, é o impacto socioambiental. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) identificou 167 possíveis impactos, dos quais 102 são negativos, incluindo riscos a ecossistemas de manguezais e a comunidades tradicionais, como terreiros de candomblé e quilombos. Acordos com o Ministério Público Federal foram firmados para garantir que essas comunidades sejam consultadas e que medidas de mitigação sejam implementadas.

Status atual e próximos passos

Atualmente, o projeto está na fase final de sondagens e estudos. A mobilização dos canteiros de obras está prevista para o final de 2025, com o início efetivo das obras principais em 2026. A previsão de conclusão, que já foi adiada, agora aponta para um horizonte entre 2029 e 2031.

A Ponte Salvador-Itaparica é um projeto complexo e de longo prazo, que exigirá um acompanhamento rigoroso da sociedade para garantir que seus benefícios econômicos não se sobreponham à proteção ambiental e social.

E você, o que acha da construção da Ponte Salvador-Itaparica? Acredita que os benefícios superam os desafios? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x