Segundo a CNI, as altas taxas de juros impactam a recuperação econômica e a taxa de investimento, prevista para recuar em 2023, limitando a modernização produtiva.
A produtividade do trabalho na indústria de transformação está em constante crescimento, mesmo diante do cenário de desaceleração da produção industrial. Segundo a pesquisa Produtividade na Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador de produtividade registrou um aumento de 0,7% no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o trimestre anterior, na série livre de efeitos sazonais.
Esse crescimento na produtividade reflete diretamente na eficiência dos processos e no rendimento das empresas, contribuindo para um melhor desempenho no mercado. A busca por estratégias que impulsionem a produtividade se torna fundamental para alcançar resultados positivos e se destacar em um cenário competitivo.
A estagnação do volume produzido influencia a produtividade
De acordo com a análise, o desempenho atual reflete a estagnação no volume de produção, com variação de apenas 0,1%, e uma queda de 0,6% nas horas trabalhadas. Após registrar crescimento nos últimos dois trimestres, o indicador aponta para uma série livre de efeitos sazonais, mas ainda está abaixo dos níveis mais altos observados em 2017, 2019 e 2020.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Apesar do crescimento de 1,3% no acumulado dos últimos dois trimestres, ainda não compensa a queda acumulada de 10,6% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2023. Isso coloca a produtividade em níveis próximos aos de 2015.
Desafios para o crescimento sustentado da produtividade
A gerente de Política Industrial da CNI, Samantha Cunha, destaca que a demanda interna insuficiente é apontada como o principal obstáculo para a recuperação da produção, conforme apontado por empresários em uma pesquisa recente. Além disso, as altas taxas de juros têm impactado a atividade econômica e devem contribuir para a redução da taxa de investimento em 2023, ameaçando o crescimento sustentado da produtividade.
Segundo Samantha, o crescimento da produtividade depende da modernização produtiva, da adoção de tecnologias avançadas e de investimentos em capacitação de profissionais.
Expectativas para o fechamento do ano e o futuro da produtividade
Mesmo que haja crescimento no quarto trimestre, a produtividade da indústria de transformação brasileira deve encerrar o ano com uma queda de aproximadamente 0,5%. Isso representaria o quarto ano consecutivo de queda, mas com uma redução menor em comparação com 2021 e 2022. As projeções indicam que o desempenho ainda será impactado pela demanda interna insuficiente e pelos desafios relacionados à taxa de investimento, indicando um cenário desafiador para a produtividade nos próximos trimestres.
Fonte: Portal da Indústria