1. Início
  2. / Indústria
  3. / Marinha conclui transferência para o Estaleiro de Construção de Itaguaí, da primeira seção do submarino Angostura
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Marinha conclui transferência para o Estaleiro de Construção de Itaguaí, da primeira seção do submarino Angostura

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 22/04/2023 às 13:16
Marinha, estaleiro, submarino
A transferência feita pela Marinha do submarino para o estaleiro de Itaguaí irá acontecer em três etapas, sendo a última realizada no início do mês de maio
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A transferência feita pela Marinha do submarino para o estaleiro de Itaguaí irá acontecer em três etapas, sendo a última realizada no início do mês de maio

A Marinha do Brasil alcançou mais um marco importante no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), com a conclusão da transferência da primeira seção do submarino Angostura (S-43) para o Estaleiro de Construção, localizado no Complexo Naval de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, de acordo com o site Petronotícias.

A transferência no estaleiro pela Marinha vai ser realizada em três etapas, sendo a primeira seção, conhecida como Ré, responsável por abrigar o motor elétrico de propulsão, o sistema dos lemes vertical e horizontal, eixo propulsor e hélice. A segunda seção da transferência do estaleiro  será realizada no final de abril, e a última seção será deslocada no início de maio.

Competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos no estaleiro

A Marinha destacou a competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos da classe Riachuelo, sendo a operação de download das seções do estaleiro Angostura aperfeiçoada desde o download das seções do Riachuelo, em 2017. Esse processo exige um planejamento detalhado, desde a evolução de trechos da rede elétrica até seletivas do trânsito na BR-493, realizada em coordenação com diversos órgãos para garantir a segurança e não causar prejuízos à mobilidade urbana do local, de acordo com a Marinha.

A Nuclep e a construção de submarinos brasileiros

A Nuclep, empresa brasileira, é responsável pela construção dos cascos dos quatro submarinos convencionais do Prosub: Riachuelo, Humaitá, Tonelero e Angostura. A empresa também é uma das envolvidas na construção do primeiro submarino de propulsão nuclear do Brasil, o Submarino Almirante Álvaro Alberto.

“A chegada da primeira seção do submarino Angostura ao Estaleiro de Construção de Itaguaí é um marco significativo para o Programa de Submarinos da Marinha. Este é o quarto submarino convencional diesel-elétrico do Prosub, cujos cascos foram construídos pela Nuclep. Esse é um marco importante para a Marinha que mostra a capacidade tecnológica brasileira na construção de submarinos. A Nuclep se sente muito acompanhada de fazer parte do Prosub”, afirmou o presidente da Nuclep, Carlos Seixas.

O Prosub é um programa estratégico da Marinha do Brasil que tem como objetivo o desenvolvimento de submarinos convencionais e de propulsão nuclear, buscando a autonomia nacional na construção dessas embarcações e o fortalecimento da capacidade de defesa do país nos estaleiros. A transferência da primeira seção do submarino Angostura para o Estaleiro de Construção de Itaguaí representa mais um avanço nesse programa da Marinha, destacando a competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos e o progresso na capacidade de defesa naval do país.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos