1. Início
  2. / Indústria
  3. / Marinha conclui transferência para o Estaleiro de Construção de Itaguaí, da primeira seção do submarino Angostura
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Marinha conclui transferência para o Estaleiro de Construção de Itaguaí, da primeira seção do submarino Angostura

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 22/04/2023 às 13:16
Marinha, estaleiro, submarino
A transferência feita pela Marinha do submarino para o estaleiro de Itaguaí irá acontecer em três etapas, sendo a última realizada no início do mês de maio

A transferência feita pela Marinha do submarino para o estaleiro de Itaguaí irá acontecer em três etapas, sendo a última realizada no início do mês de maio

A Marinha do Brasil alcançou mais um marco importante no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), com a conclusão da transferência da primeira seção do submarino Angostura (S-43) para o Estaleiro de Construção, localizado no Complexo Naval de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, de acordo com o site Petronotícias.

A transferência no estaleiro pela Marinha vai ser realizada em três etapas, sendo a primeira seção, conhecida como Ré, responsável por abrigar o motor elétrico de propulsão, o sistema dos lemes vertical e horizontal, eixo propulsor e hélice. A segunda seção da transferência do estaleiro  será realizada no final de abril, e a última seção será deslocada no início de maio.

Competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos no estaleiro

A Marinha destacou a competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos da classe Riachuelo, sendo a operação de download das seções do estaleiro Angostura aperfeiçoada desde o download das seções do Riachuelo, em 2017. Esse processo exige um planejamento detalhado, desde a evolução de trechos da rede elétrica até seletivas do trânsito na BR-493, realizada em coordenação com diversos órgãos para garantir a segurança e não causar prejuízos à mobilidade urbana do local, de acordo com a Marinha.

A Nuclep e a construção de submarinos brasileiros

A Nuclep, empresa brasileira, é responsável pela construção dos cascos dos quatro submarinos convencionais do Prosub: Riachuelo, Humaitá, Tonelero e Angostura. A empresa também é uma das envolvidas na construção do primeiro submarino de propulsão nuclear do Brasil, o Submarino Almirante Álvaro Alberto.

“A chegada da primeira seção do submarino Angostura ao Estaleiro de Construção de Itaguaí é um marco significativo para o Programa de Submarinos da Marinha. Este é o quarto submarino convencional diesel-elétrico do Prosub, cujos cascos foram construídos pela Nuclep. Esse é um marco importante para a Marinha que mostra a capacidade tecnológica brasileira na construção de submarinos. A Nuclep se sente muito acompanhada de fazer parte do Prosub”, afirmou o presidente da Nuclep, Carlos Seixas.

O Prosub é um programa estratégico da Marinha do Brasil que tem como objetivo o desenvolvimento de submarinos convencionais e de propulsão nuclear, buscando a autonomia nacional na construção dessas embarcações e o fortalecimento da capacidade de defesa do país nos estaleiros. A transferência da primeira seção do submarino Angostura para o Estaleiro de Construção de Itaguaí representa mais um avanço nesse programa da Marinha, destacando a competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos e o progresso na capacidade de defesa naval do país.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos