A transferência feita pela Marinha do submarino para o estaleiro de Itaguaí irá acontecer em três etapas, sendo a última realizada no início do mês de maio
A Marinha do Brasil alcançou mais um marco importante no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), com a conclusão da transferência da primeira seção do submarino Angostura (S-43) para o Estaleiro de Construção, localizado no Complexo Naval de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, de acordo com o site Petronotícias.
A transferência no estaleiro pela Marinha vai ser realizada em três etapas, sendo a primeira seção, conhecida como Ré, responsável por abrigar o motor elétrico de propulsão, o sistema dos lemes vertical e horizontal, eixo propulsor e hélice. A segunda seção da transferência do estaleiro será realizada no final de abril, e a última seção será deslocada no início de maio.
Competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos no estaleiro
A Marinha destacou a competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos da classe Riachuelo, sendo a operação de download das seções do estaleiro Angostura aperfeiçoada desde o download das seções do Riachuelo, em 2017. Esse processo exige um planejamento detalhado, desde a evolução de trechos da rede elétrica até seletivas do trânsito na BR-493, realizada em coordenação com diversos órgãos para garantir a segurança e não causar prejuízos à mobilidade urbana do local, de acordo com a Marinha.
-
De R$ 170 bilhões à réu: a história surpreendente de Eike Batista, o bilionário que prometeu revolucionar o Brasil com megaprojetos em mineração, energia, logística, petróleo e milhares de emprego na indústria
-
O navio de 400 metros que ficou preso no Canal de Suez: como o Ever Given paralisou o comércio global por 6 dias e virou símbolo do caos logístico
-
Bahia lidera investimentos na indústria naval com mais de R$ 7 bilhões aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante
-
MSC Cruzeiros confirma expansão de frota e encomenda 2 novos navios da Classe World
A Nuclep e a construção de submarinos brasileiros
A Nuclep, empresa brasileira, é responsável pela construção dos cascos dos quatro submarinos convencionais do Prosub: Riachuelo, Humaitá, Tonelero e Angostura. A empresa também é uma das envolvidas na construção do primeiro submarino de propulsão nuclear do Brasil, o Submarino Almirante Álvaro Alberto.
“A chegada da primeira seção do submarino Angostura ao Estaleiro de Construção de Itaguaí é um marco significativo para o Programa de Submarinos da Marinha. Este é o quarto submarino convencional diesel-elétrico do Prosub, cujos cascos foram construídos pela Nuclep. Esse é um marco importante para a Marinha que mostra a capacidade tecnológica brasileira na construção de submarinos. A Nuclep se sente muito acompanhada de fazer parte do Prosub”, afirmou o presidente da Nuclep, Carlos Seixas.
O Prosub é um programa estratégico da Marinha do Brasil que tem como objetivo o desenvolvimento de submarinos convencionais e de propulsão nuclear, buscando a autonomia nacional na construção dessas embarcações e o fortalecimento da capacidade de defesa do país nos estaleiros. A transferência da primeira seção do submarino Angostura para o Estaleiro de Construção de Itaguaí representa mais um avanço nesse programa da Marinha, destacando a competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos e o progresso na capacidade de defesa naval do país.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.