A Thyssenkrupp está se preparando para suprir à crescente demanda das grandes empresas de mineração do Brasil com instalações de fabricação locais, à medida que grandes players buscam expandir a produção
Depois que o Grupo Bauer, especializado em soluções e maquinários para construção e mineração, manifestou interesse em investir no setor de mineração no Brasil, à medida que o país busca soluções para os problemas relacionados às barragens de rejeitos, agora a multinacional alemã Thyssenkrupp decidiu fabricar peças e equipamentos para máquinas para o setor de mineração nacional.
Leia também
- Projetos de energia solar crescem no Brasil e chamam atenção de investidores
- Cursos gratuitos são oferecidos em plataforma online pelo SEST/SENAT para as áreas de logística e transporte
- Brasil enfrenta gargalos de gás offshore enquanto a Petrobras aprimora sua infraestrutura e o governo federal estuda alternativas de consumo
A empresa, que possui dois centros de serviços no Brasil, um em Minas Gerais e outro no Pará, vai modernizar as unidades para produzir as peças e equipamentos das máquinas, em busca de maior competitividade, em custo e logística.
“Vamos aproveitar nossos centros de serviços para fabricar peças de máquinas e equipamentos de alto valor agregado, que foram importados, criando redução de custos e prazos de entrega mais rápidos”, disse Paulo Alvarenga, presidente de operações da América do Sul da Thyssenkrupp, para o jornal Valor Econômico.
- Multa vai rolar solta! Cidade implementa LOMBADAS ELETRÔNICAS e motoristas que descumprirem as regras sofrerão em dose dupla: perdendo dinheiro e com pontos na CNH
- Vaca mais cara do mundo bate novo recorde e agora vale impressionantes R$ 24,06 milhões
- 13 REGRAS de trânsito MAIS curiosas do mundo que você precisa conhecer antes de dirigir lá fora!
- O homem mais rico da China, com 52 bilhões de dólares, ousou criticar o governo do Partido Comunista Chinês
“Oitenta por cento da produção brasileira de minério de ferro usa equipamentos Thyssenkrupp”, destacou Alvarenga. Atualmente, todos os equipamentos Thyssenkrupp vendidos no Brasil vinham de suas instalações na cidade alemã de Ennigerloh, um centro especializado em mineração.
Em agosto, representantes da Bauer se reuniram com autoridades do governo brasileiro para expressar interesse em investir no setor de mineração. A empresa apresentou um plano de investir 20 bilhões de euros (US$ 23,7 bilhões) no Brasil nos próximos anos nas áreas de mineração e infraestrutura de barragens de rejeitos, principalmente com foco na proteção, contenção e reparos de barragens.
Mineração no Brasil: Mais produção à frente
O setor de mineração do Brasil, que é altamente concentrado em minério de ferro, foi atingido por dois grandes rompimentos de barragens de rejeitos nos últimos anos e sofreu os efeitos do COVID-19. No entanto, grandes players estão se preparando para expandir a produção.
A maior mineradora do país, a Vale, disse na semana passada que planeja expandir a produção anual de minério de ferro gradualmente para 400-450Mt nos próximos anos. Este ano, a companhia de mineração espera produzir entre 310Mt e 330Mt.
A siderúrgica brasileira CSN, por sua vez, anunciou planos de realizar um IPO de sua unidade de mineração CSN Mineração para financiar seu plano de expansão.
A CSN Mineração, que é a segunda maior produtora de minério de ferro do Brasil, planeja expandir a capacidade de produção para 108Mt até 2033, em comparação com os 33Mt de hoje.