Navio-sonda Norbe VIII chega à Baía de Guanabara para manutenção; segue para docagem no Rio Grande do Sul. Embarcação opera em lâmina d’água de até 3.048m.
Hoje, o navio-sonda Norbe VIII, operado pela Foresea, líder no setor de perfuração offshore, aportou na Baía de Guanabara para passar por um processo de manutenção. A embarcação deixou sua posição operacional e segue para serviços importantes que garantirão sua eficiência em águas profundas, uma vez que é capaz de operar em lâminas d’água de até 3.048 metros.
Ainda este mês, a embarcação de perfuração será transferida para docagem em dique seco no Rio Grande do Sul, onde passará por serviços adicionais. O navio-sonda Norbe VIII é crucial para operações offshore complexas e será submetido a um rigoroso programa de manutenção para assegurar sua performance ideal. Esses procedimentos são fundamentais para a segurança e eficácia das operações de perfuração, assegurando que a plataforma de perfuração esteja em excelentes condições para futuros projetos.
A embarcação seguirá para o Rio Grande do Sul, onde dará continuidade aos trabalhos em dique seco, no Estaleiro Rio Grande. Esta será a segunda vez que a Foresea terá um de seus navios-sonda de 240 metros de comprimento completamente fora do mar.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
- Japão descobre 26,3 bilhões de dólares em metais críticos a 5.700 metros de profundidade: A maior grande descoberta no país em décadas
Primeira Operação Complexa
A primeira operação desse porte, realizada de forma pioneira no Brasil, aconteceu entre junho e agosto de 2023, quando o navio-sonda ODN I permaneceu por 66 dias em docagem fora da água. ‘A manutenção de navios desse porte em dique seco é uma operação complexa e desafiadora, mas, em alguns casos, é necessária para que possamos continuar atendendo aos mais altos padrões de segurança e eficiência do mercado. Temos a expertise e muito orgulho do nosso pioneirismo nesse tipo de manutenção no país’, comenta o COO da Foresea, Heitor Gioppo.
Sobre a Norbe VIII
O Norbe VIII é um navio-sonda de 6ª geração com a capacidade de operar em lâmina d’água de até 3.048 metros, equipado com um sistema avançado de perfuração chamado Tecnologia de Perfuração com Pressão Controlada (Managed Pressure Drilling). Foi a primeira sonda de perfuração de águas ultra profundas a oferecer no Brasil a solução de perfuração em lâmina d’água abaixo de 500 metros com estabilização dinâmica, sem a necessidade de ancoragem.
Capacidades e Facilidades
O navio Norbe VIII pode acomodar até 180 pessoas e possui uma torre com 64 metros de altura. Essa embarcação de perfuração está preparada para atuar em operações do porte de perfuração em águas profundas e ultraprofundas. Para mais detalhes sobre o navio, consulte: https://www.foresea.com/perfuracao-offshore/#norbe-viii.
Sobre a Foresea
A Foresea oferece soluções completas em perfuração offshore e possui uma frota própria composta pelas sondas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas com contratos ativos. A empresa detém a certificação internacional de qualidade e eficiência APIQ2 para toda a frota, e conta com o maior índice de uptime operacional do segmento de perfuração offshore no mercado. Atuando em águas profundas e ultraprofundas para a indústria de Óleo e Gás upstream offshore no Brasil, a empresa se baseia em valores como alta performance operacional, segurança dos integrantes, respeito ao meio ambiente, parceria e confiança dos clientes.
Princípios de Governança e Sustentabilidade
A companhia segue rigorosamente os princípios de ESG e adere às melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Mais informações podem ser encontradas no site oficial: www.foresea.com.
Fonte: © luciana.ramos@cdn.com.br