1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Mais de 1000 km rodados em um único carregamento, novo carro elétrico de energia solar possui capacidade gigante de trajetória e entrou para o livro dos recordes
Tempo de leitura 2 min de leitura

Mais de 1000 km rodados em um único carregamento, novo carro elétrico de energia solar possui capacidade gigante de trajetória e entrou para o livro dos recordes

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 28/12/2022 às 18:35
Carro, energia solar, elétrico
Foto: Reprodução sunswift.com

O novo carro elétrico solar Sunswift 7 conquistou o recorde mundial de velocidade no Guinness após percorrer 1.000 km com somente uma carga

O Sunswift 7, o carro elétrico movido a energia solar mais recente de uma série de carros elétricos desenvolvidos por alunos e professores da University of New South Wales (UNSW), em Sydney (Austrália), desde 1996, conquistou o seu novo título: um lugar no livro dos recordes, após percorrer uma distância de 1.000km somente com uma carga “estocada”, dentro de 12 horas.

O novo recorde do carro de energia solar registrou um tempo de 11 horas e 52,08 minutos, o que equivale a quase 85 km/h. Essa performance alcançada pelo veículo garantiu a ele o título de “carro elétrico solar mais rápido acima de 1000 km com uma única carga”.

O carro elétrico de energia solar recordista mostra uma eficiência enorme por conta do seu design aerodinâmico, pelos seus motores e por conter uma resistência ao rolamento muito baixa. Além disso, o carro pesa 500 kg, peso menor que o de um Tesla, por exemplo.

CONHEÇA UM DOS CARROS MOVIDOS A ENERGIA SOLAR

Reprodução: YouTube

Desempenho de milhões

De acordo com a estudante de Engenharia Mecânica e gerente da equipe desenvolvedora do carro elétrico de energia solar, Andrea Holden, o desempenho do veículo a deixou em “êxtase” por ter alcançado um título mundial no Guinness Book. Para ela: “É muito estranho pensar que ajudamos a fazer algo que é o melhor do mundo”. “Este recorde mundial é a validação de todo o esforço de todos na equipe.”

Já para o chefe da equipe, o professor Richard Hopkins, o recorde alcançado pelo carro elétrico de energia solar mostra o que pode ser alcançado com a utilização de recursos naturais e tecnologia de ponta, apesar de o veículo não possuir ainda airbags e ar condicionado como os carros convencionais.

O carro elétrico conseguiu completar 240 voltas no Circuito Rodoviário da AARC, o que equivale a uma distância maior do que a distância entre Sydney e Melbourne. O veículo só parou para realizar uma troca de motorista e para trocar um pneu que furou no decorrer do percurso.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos