Regras mais rígidas nas categorias Comfort e Black vão deixar muitos veículos fora da plataforma.
A Uber anunciou uma reviravolta para 2025: diversos carros não podem mais circular na Uber devido a mudanças nas regras de aceitação de veículos. As alterações, que atingem diretamente as categorias Comfort e Black, prometem elevar os padrões de qualidade e exclusividade, mas também representam um desafio para motoristas e usuários.
O que muda nas categorias Comfort e Black da UBER?
A partir de janeiro de 2025, a Uber implementará critérios ainda mais rigorosos para os veículos que operam em suas categorias premium. As mudanças têm como objetivo alinhar os serviços às expectativas dos passageiros, que buscam mais conforto e sofisticação. Confira abaixo as principais novidades.
Uber Black: critérios mais exclusivos
A categoria Black, reconhecida como a mais luxuosa da Uber, terá regras de aceitação mais exigentes. Além de manter a obrigatoriedade de cores clássicas, como preto, chumbo, prata e azul-marinho, os veículos precisarão atender a limites específicos de ano de fabricação, que variam por cidade.
- Na faixa dos R$ 45 mil, Fiat Grand Siena faz quase 13 km/l e se consolida como um dos veículos mais vendidos do Brasil
- Toyota revela novo mini SUV mais barato que promete abalar o mercado, substituir o Yaris Cross, conquistar o coração dos brasileiros e vender que nem água
- Sedan e hatch, popular e inquebrável: novo Honda City 2025 é o carro japonês que promete dominar o Brasil
- Investimentos bilionários da China para pulverizar carros baratos no mundo: construção do segundo navio gigante da BYD está pronta e promete transportar 7,5 mil carros de uma só vez
São Paulo e Brasília: carros devem ser fabricados a partir de 2018.
Rio de Janeiro: mínimo de 2016.
Além disso, uma lista de modelos populares será banida, independentemente do ano de fabricação. Entre os carros que não podem mais circular na Uber Black estão:
Audi RS7
Ford Edge
Land Rover Freelander
Toyota Hilux
Mitsubishi Pajero TR4
Peugeot 2008, 408 e 508
Renault Fluence
Honda CR-V
Outro ponto importante: para continuar na categoria, os motoristas precisarão manter uma avaliação mínima de 4,85 estrelas e ter completado pelo menos 100 corridas.
Comfort: o fim para modelos populares
Já na categoria Comfort, focada em viagens mais espaçosas e confortáveis, as mudanças também serão significativas. A partir de 2025, carros como o Renault Sandero e o Hyundai HB20 não poderão mais circular na Uber Comfort, independentemente do ano.
Outros modelos também poderão ser barrados dependendo do ano de fabricação, como:
Renault Logan
Volkswagen Voyage
Toyota Etios Sedan
Chevrolet Prisma
Chevrolet Cobalt
A Uber argumenta que essas mudanças foram motivadas pelo feedback dos passageiros e visam garantir que a Comfort continue sendo uma opção intermediária com qualidade superior à das categorias básicas.
Por que essas mudanças?
A decisão reflete a busca da Uber por alinhar suas categorias Comfort e Black às expectativas de um público mais exigente, que valoriza exclusividade e conforto. Ao mesmo tempo, ela pressiona motoristas a se adaptarem, trocando de veículo caso queiram permanecer nas modalidades premium.
Apesar das críticas que algumas dessas mudanças podem gerar, a empresa reforça que o objetivo é oferecer serviços de maior qualidade e competitividade no mercado.
Se você é motorista ou usuário, é importante ficar atento: muitos carros não podem mais circular na Uber e a data final para adequação, janeiro de 2025, já está no radar.
É, o UBER X é bem largado mesmo, já peguei vários veículos em péssimos estado de conservação, mas nunca reclamei afinal o motorista tá tentando se manter, mas te alguns que nem mereciam estar trabalhando, tanto o carro como o motorista. A categoria Confort também precisa melhorar, Já a categoria Black não tenho reclamações.
É só comprar o seu kk
Então
Deixa o HB20 e tira o UP é um carro que deixa a desejar pequeno e muito apertado
Pelo valor ao motorista, subentende que a corrida é para um passageiro, sendo assim o UP está de bom tamanho