Em uma notícia que parece um terremoto para a indústria automobilística, a Volkswagen, a maior montadora da Europa, emitiu um alerta de fechamento de fábricas na Alemanha e demissão em massa. A executiva Daniela Cavallo, chefe do conselho de trabalhadores da Volkswagen, compartilhou a informação com centenas de funcionários na planta de Wolfsburg, informando que a administração está levando as medidas a sério e que há planos para fechar até três fábricas no país.
Há semanas a Volkswagen negocia com os sindicatos sobre a reestruturação e redução de custos, enfrentando uma crescente tensão entre a administração e os trabalhadores. Cavallo alertou que a decisão de fechar fábricas e implementar uma demissão em massa é um movimento drástico e sem precedentes na história da montadora, reforçando que o grupo não especificou quais unidades serão fechadas ou o número exato de trabalhadores afetados entre os cerca de 300 mil funcionários na Alemanha.
Os planos da Volkswagen pressionam o governo de Olaf Scholz a adotar um plano estratégico para a indústria nacional. A economia alemã, que vive seu segundo ano de retração, corre o risco de enfrentar uma crise ainda maior. Scholz, sob pressão por novas eleições federais, enfrenta uma batalha complexa entre evitar demissões em massa e, ao mesmo tempo, preservar a competitividade das indústrias locais.
Pressão para a transição elétrica na Volkswagen e concorrência com a China
Cavallo mencionou que há consenso entre os trabalhadores e a diretoria da Volkswagen sobre os desafios enfrentados pela empresa: a transição para veículos elétricos ocorre de maneira mais lenta do que o previsto, e a competição com as montadoras chinesas, que ganham mercado na Europa, aumenta. “Não estamos muito distantes quando se trata de analisar os problemas. Mas estamos a quilômetros de distância quanto às respostas para eles”, afirmou Cavallo.
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Esse quadro crítico não atinge apenas a Volkswagen. Outras montadoras alemãs também anunciaram cortes de custos recentemente. A Mercedes-Benz, por exemplo, já havia comunicado medidas de austeridade após uma queda significativa em seu lucro. Além disso, a Porsche, controlada pela Volkswagen, anunciou a redução de sua rede de concessionárias na China e cortes de custo em bilhões de euros devido à fraca demanda no mercado asiático.
Governo e empresas buscam solução
O porta-voz do governo alemão reiterou que o governo está ciente da crise e mantém diálogo próximo com a Volkswagen. Em comunicado, afirmou que a posição do chanceler Scholz é de que eventuais “decisões erradas de gestão do passado não devem prejudicar os funcionários” e que o foco agora é garantir os empregos.
Com essa situação alarmante, a Volkswagen e o governo se encontram em uma corrida contra o tempo para reverter os problemas financeiros e operacionais. Com o mercado europeu em recessão e a demanda asiática em queda, as demissões em massa e fechamento de fábricas são, infelizmente, uma possibilidade concreta na trajetória de uma das maiores montadoras do mundo.