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Maersk diz que ainda é cedo para saber se haverá impactos na cadeia logística global devido variante Ômicron e traça perspectivas para 2022 diante da crise dos contêineres

Escrito por Junior Aguiar
Publicado em 09/12/2021 às 09:18
perspectivas da cadeia logísticas
Imagem: Maersk

As perspectivas da cadeia logística global foram abordadas pelo presidente da Maersk na Costa Leste da América do Sul, Julian Thomas, em um encontro virtual com jornalistas na manhã dessa quarta-feira (08). Na ocasião, o executivo falou das iniciativas da gigante em logística internacional e sobre cenário atual do setor.

Mas antes de falar das perspectivas da cadeia logística global é preciso falar da chamada crise dos contêineres que ultimamente tem ganhado manchetes e motivo de debates. Para Julian Thomas, executivo da Maersk, a crise dos containers é um sintoma de algo muito maior e que tem relação com pandemia da Covid-19. Este artigo é baseado em um coletiva de imprensa que o Portal CPG – Click Petróleo e Gás participou no dia 08 de dezembro de 2021.

Na China, por exemplo, houve o fechamento de portos e fábricas ainda no início de 2020 com retração abrupta de 30% da demanda em todo planeta. Com os lockdows houve menos necessidade de serviços de transporte marítimo.

Posteriormente, no entanto, a recuperação veio mais rápido do que se esperava. Havia uma demanda acumulada que necessitava de uma de infraestrutura de logística.

Houve aumento no eCommerce em relação a bens de consumo, incentivado pelos auxílios do Governo Federal. Ou seja, a retomada da produção somado à demanda acumulada resultou na saturação da infraestrutura da logística disponível.

Ainda não se sabe se pandemia continuará trazendo prejuízos para a cadeia logística global

A pandemia ainda está longe de acabar. Seus impactos nos mais diversos setores da economia devem perdurar por anos. A retomada já vem acontecendo e gerando bons frutos.

No entanto, devido o surgimento da nova variante Ômicron, já há ameaças de fechamentos ou e não reaberturas de fronteiras, além de registros de lockdowns pontuais, como na China que tem feito isso em determinadas regiões devido à sua política severa de restrição.

Para Julian Thomas essas restrições podem trazer novos impactos à cadeia logística global, pois o sistema é todo interligado. Mas ainda não é possível fazer avaliações dessas perspectivas da cadeia logística especificamente.

“A nova variante é mais um exemplo de evento que pode impactar, mas ainda é cedo para avaliar como vai afetar a cadeia logística. Qualquer coisa que acontecer na cadeia, que está estressada, pode ter um impacto global”.

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Perspectivas e ações da cadeia logística para 2022

Para o ano de 2022 a Maersk acredita em um mercado mais preparado, com um aumento da capacidade de navios em 22% do mercado mundial. A entrega de novos navios está programada para o período de 2021 a 2025, com maior volume em 2023.

A Maersk também está comprando novos contêineres e colocando de volta em circulação os vazios. O objetivo é diminuir o tempo que um contêiner leva para sair e voltar do porto, ganhando mais agilidade no processo.

O volume de demandas deve permanecer nos níveis atuais do segundo semestre de 2021, com previsão de aumento entre 2 e 4% em 2022.

“Tem crise, os efeitos continuam fortes, o apetite de exportação do mercado brasileiro é mais do que a capacidade no momento, mas se está conseguindo atender a demanda inesperada parcialmente”

Coloca Julian Thomas

Junior Aguiar

Jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco | Produtor de conteúdo web, analista, estrategista e entusiasta em comunicação.

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