O aeroporto de Billund, na Dinamarca, foi o local escolhido para o hub de frete aéreo da Maersk Air Carg.
A Maersk, gigante global em logística, anunciou que terá uma rede própria de transporte aéreo com aeronaves próprias e arrendadas, tal como a estrutura que a empresa possui em sua frota oceânica. O serviço de soluções logísticas pelo ar se chama Maersk Air Carg e tem por objetivo aumentar ainda mais a presença da companhia no setor global de cargas. Hub será no aeroporto de Billund, na Dinamarca.
De acordo com a companhia, a capacidade que será alimentada pela Maersk Air Cargo foi projetada para tornar as jornadas da cadeia de suprimentos mais “resilientes e intuitivas”. Ao combinar os serviços marítimos, terrestres e de armazenamento e alfandegários, a tendência é impulsionar a cadeia de suprimentos de várias maneiras.
A ambição da Maersk é de que um terço de sua tonelagem aérea anual seja transportada dentro dessa própria rede de frete controlada. A capacidade restante será fornecida por transportadoras comerciais estratégicas e operadores de voos charter, que são aqueles que não seguem os cronogramas comuns das companhias aéreas. A expectativa é de que Maersk Air Cargo esteja operando por total a partir do segundo semestre de 2022.
-
Com expansão acelerada, logística será o motor de empregos no Brasil
-
Japão desenvolve novo trem-bala capaz de resistir a terremotos — tecnologia revolucionária promete segurança inédita e pode transformar o transporte de alta velocidade no mundo
-
Com R$ 40 bilhões “à deriva” no maior porto da América Latina: governo corre contra o tempo para liberar leilão bilionário do novo terminal de cargas em Santos — e depende de aval do TCU para avançar
-
China dobra presença estratégica em portos brasileiros, como Paranaguá, Itaqui e Santos, investindo em terminais de grãos e minérios para exportação direta à Ásia e reduzindo a dependência do dólar no comércio internacional
“Vemos uma demanda crescente e contínua por carga aérea, tanto hoje quanto no futuro, bem como uma demanda crescente por logística de ponta a ponta, por isso é importante fortalecer nossa capacidade de controle próprio e avançar ainda mais em nossa estratégia de frete aéreo”.
Chefe global de Logística e Serviços da A.P. Moller – Maersk
Aeronaves da Maersk Air Cargo é fruto de parceria com a Star Air
A empresa de frete aéreo Star Air transferiu as atividades para a Maersk Air Cargo. Assim, foram repassados cinco aviões, sendo dois modelos B777F e três de carga B767-300. Três novos cargueiros B767-300 também devem ser adicionados. A Maersk espera que até 2024 todas essas aeronaves estejam operacionais.
A presença da Maersk Air Cargo no aeroporto de Billund deve favorecer o crescimento da comunidade empresarial da Dinamarca Ocidental. O CEO do aeroporto, Jan Hessellund, se diz orgulhoso pela presença do projeto.
“Tivemos crescimento, desafiamos a pandemia e estabelecemos um novo ano recorde em carga em 2021. Isso não acontece sem bons parceiros, e fazemos o que podemos para tornar nossos parceiros bons. Agora, a Maersk Air Cargo entra no palco do Aeroporto de Billund e o eleva um pouco. Estamos incrivelmente orgulhosos por sermos escolhidos como o hub europeu da Maersk para frete aéreo e esperamos desenvolver a colaboração para novos patamares”.
Jan Hessellund – CEO do aeroporto de Billund
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.