1. Início
  2. / Economia
  3. / Macaé recebe robô que permitem ampliar e acelerar a testagem da Covid-19
Tempo de leitura 2 min de leitura

Macaé recebe robô que permitem ampliar e acelerar a testagem da Covid-19

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 15/12/2020 às 14:21
Macaé UFRJ Coronavírus covid-19
UFRJ Macaé
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Esses e outros equipamentos estão em operação no laboratório da UFRJ e pode triplicar a capacidade de testagem


No momento em que a transmissão do coronavírus volta à zona de alerta, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ (NUPEM) começa a utilizar robôs no diagnóstico molecular e na análise sorológica dos testes de Covid-19 que chegam das unidades públicas de saúde de Macaé.

Doado pela empresa Constellation, o robô consegue fazer o trabalho mais rápido e com mais precisão do que o ser humano, triplicando a capacidade de diagnóstico. Hoje o laboratório realiza 100 PCRs por dia, mas com o equipamento poderá chegar a 300. A automatização de algumas etapas do trabalho permitirá que os pesquisadores se dediquem a descobrir novas linhagens circulantes do vírus em Macaé.

O número de casos confirmados de Covid-19 nos municípios do Norte e Noroeste Fluminense está em 27.451 e o de óbitos chegou a 897. Macaé, Campos e Itaperuna, são as cidades com mais casos. O levantamento é do “Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense”, plataforma digital que reúne diariamente alguns dos principais dados divulgados pelas secretarias de Saúde dos 22 municípios que englobam as duas regiões.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O laboratório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ (Nupem) já realizou 12 mil testes, desde o final de abril deste ano.

Testes moleculares

Os testes de Covid-19 com base molecular detectam a presença do vírus SARS-CoV-2 (vírus que causa a Covid-19) e, quando realizado em grande escala, permitem pressupor a natureza e a propagação do vírus, informação importante para a confirmação de casos e orientações de isolamento.

Os testes de base molecular são realizados a partir de amostra retirada do nariz ou da parte posterior da garganta. Os testes analisam material genético viral específico que mostra a presença do vírus no organismo.

A preparação e análise da amostra acontece geralmente em laboratórios especializados através da utilização de sistemas moleculares de grande porte.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos