Em compromisso com a sustentabilidade, a Lojas Renner fechou um contrato de longo prazo, com duração de 15 anos com a Enel para a compra de energia eólica
A Lojas Renner fechou contrato com a Enel para a compra de energia eólica para suprir a necessidade de 170 unidades da marca, além de seu novo centro de distribuição. A parceria é única, tendo em vista que o contrato entre as empresas é de longo prazo e a energia fornecida virá de um parque de energia eólica já estabelecido da Enel que entrará em operação no fim deste ano.
Leia outras noticias relacionadas
Contrato entre Enel e Renner terá duração de 15 anos
Nos próximos meses, enquanto a usina da Enel em Tacaratu (PE) não fica pronta, uma parte do consumo da Lojas Renner será atendida por energia eólica de outras usinas da companhia. Assim que o projeto for finalizado, o fornecimento mudará para o parque em Pernambuco, segundo palavras do presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio.
De acordo com o executivo, o contrato ajudará a companhia a fechar o ano com 80% do seu consumo corporativo, isto é, considerando seus prédios administrativos, lojas e centros de distribuição, vindo de fontes renováveis como a energia eólica. Segundo Faccio, esse número representa um avanço, tendo em vista que a meta para este ano era 75%.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
O executivo das Lojas Renner afirma ainda que, além de a companhia dar mais um longo passo para seu compromisso ambiental, esse tipo de contrato também funciona como um incentivo para investimentos em energia renovável no país. Faccio afirma que a companhia está aumentando a geração de energia no Brasil e de forma mais sustentável. Atualmente, a varejista já consome energia de pequenas centrais hidrelétricas e fazendas de energia solar.
Enel investirá R$ 5,6 bilhões
Já para a Enel, este tipo de contrato com a Lojas Renner garante a compra de longo prazo para um investimento bilionário que está se tornando realidade.
No total, serão cinco novos parques de energia renovável construídos, sendo que, quatro serão para a energia eólica e um para a energia solar e todos serão instalados na região Nordeste. Serão investidos um total de R$ 5,6 bilhões, segundo comentários do diretor-geral da Enel no Brasil, Nicola Cotugno.
Executivo da Enel se pronuncia
De acordo com Cotugno, é perceptível que cada vez mais, os clientes estão tomando uma posição de responsabilidade com o meio ambiente e mostrando mais interesse neste tipo de contrato. O aumento da demanda também vem de compras de energia por empresas, mas sem uma usina específica que gerará a energia renovável fornecida, como é o caso das Lojas Renner.
O que há de diferente nesse caso é que quando o contrato faz essa previsão da origem da energia a comercialização inclui certificados internacionais de energia renovável que aprovam a origem da energia prevista no acordo. Praticamente, funciona como um rastreamento de atributos ambientais de energia, uma coisa que tem se tornado importante para as empresas que precisam gerar confiança na contabilidade do carbono para zerar a emissão do gás.