Log-In Logística lança programa Reintegrar no Mar para minimizar déficit de marítimos. Iniciativa foca em 1º Oficial e Chefe de Máquinas, oferecendo soluções logísticas customizadas.
Log-In Logística lança um novo projeto destinado a reduzir o déficit de marítimos no mercado. Batizado de ReIntegrar no Mar, o programa é uma iniciativa que visa melhorar a qualificação e a quantidade de trabalhadores especializados na frota. Esta ação surge como uma resposta à crescente demanda por profissionais do setor e busca oferecer suporte para reintegrar trabalhadores de maneira eficaz e eficiente.
A iniciativa irá se concentrar em funções cruciais como 1º Oficial e Chefe de Máquinas, fornecendo treinamento avançado e suporte técnico para assegurar que os profissionais estejam bem preparados. Com uma oferta de soluções logísticas personalizadas, o ReIntegrar no Mar também se empenha em elevar os padrões da indústria, garantindo que os marítimos sejam capazes de desempenhar suas funções com excelência. Este movimento é essencial para a sustentação do crescimento do setor e para manter a competitividade em um mercado cada vez mais exigente.
Chefe de Máquinas
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Desafios no mercado de navegação
O baixo número de profissionais marítimos é um desafio que tem deixado o mercado de navegação em estado de alerta. Dados de uma pesquisa conduzida pela Fundação Vanzolini em conjunto com o Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária da USP (Cilip) indicam que, até o ano de 2030, será imperativa a formação de 4 mil oficiais da Marinha Mercante. No Brasil, a certificação desses importantes profissionais é exclusivamente realizada pela Marinha, demandando três anos de estudos complementados com até dois anos de prática a bordo, através das Escolas de Formação de Oficiais de Marinha Mercante (EFOMM), que incluem o Ciaga (Rio de Janeiro-RJ) e o Ciaba (Belém-PA).
Governança de certificação
Esses cursos são disponibilizados anualmente, mas o número de vagas oferecidas está muito longe do necessário para atender à demanda do mercado brasileiro. Além disso, cabe à entidade responsável realizar os Exames de Revalidação para Oficiais de Náutica e de Máquinas (ERON/EROM), que não só possuem pouquíssimas vagas, mas também são cursos que podem demandar até nove meses para serem concluídos. Essa escassez de marítimos brasileiros no mercado, especialmente Oficiais de Máquinas e Náutica, tem causado grandes dificuldades de contratação para as Empresas Brasileiras de Navegação, tornando-se um enorme gargalo para o crescimento dos serviços de cabotagem, considerando-se que o emprego de tripulantes brasileiros nos navios que operam nesse tráfego é obrigatório.
Medidas para minimizar a escassez
No intuito de minimizar os impactos decorrentes das revelações do estudo, encomendado pela Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (ABAC) e pelo Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), a Log-In Logística Integrada lançou o Programa ReIntegrar No Mar. Este projeto tem como objetivo central permitir que 1º Oficial e Chefe de Máquinas, com certificações expiradas, possam retomar suas atividades de navegação. Segundo Andréa Simões, Diretora de Gente, Cultura e Transformação Digital da Log-In, a medida não resolve integralmente o déficit de profissionais, mas contribui para a reintegração desses marítimos no setor.
‘A falta de mão de obra pode prejudicar severamente o desenvolvimento do segmento, podendo ocasionar a redução das operações e a interrupção da expansão das frotas. Assim, tanto grandes organizações quanto autoridades responsáveis devem buscar soluções que realmente possam sanar esse problema’, destaca Andréa.
Reinserção estratégica
Embora a Marinha ofereça cursos, a Gerente de Consultoria Interna da Log-In, Paula Oliveira, ressalta que o programa chega a realocar esses marítimos de forma mais rápida. ‘Em apenas três meses, na modalidade de estágio, a Log-In consegue apoiar na reintegração e revalidar as certificações desses profissionais em tempo recorde, formando equipes de maquinistas altamente qualificadas para a frota da companhia’, comenta Paula Oliveira.
Programa reintegrar no Mar
Durante o projeto, os participantes serão designados para os navios da Log-In, com base nas necessidades operacionais, proporcionando uma experiência completa nos serviços de cabotagem e longo curso. Ao todo, serão disponibilizadas duas vagas: uma para 1º Oficial e outra para Chefe de Máquinas, com salário integral correspondente às categorias. Além disso, os participantes terão direito a todos os benefícios oferecidos aos colaboradores atuais, como planos de saúde e odontológico, estendidos aos dependentes, e acesso aos programas ‘Viva Bem’ e ‘Amor de Mãe’, além de auxílios como Gympass, vale transporte e vale alimentação.
Contratos e Avaliações
Após o período de estágio, a Log-In poderá oferecer um contrato de permanência de 18 meses, dependendo dos resultados obtidos nas avaliações feitas durante o programa. ‘O compromisso com o desenvolvimento do nosso time já é uma marca registrada da Log-In. Acreditamos que valorizar e criar oportunidades para pessoas engajadas é o caminho para fomentar um mercado cada vez mais competitivo’, afirma Andréa.
Processo Seletivo
Para participar do programa, os candidatos devem possuir Ensino Superior Completo, Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) para revalidação, experiência anterior em navios e, como diferencial, já ter trabalhado com contêineres, além de possuir os comprovantes de vacinação das quatro doses contra a Covid-19 e o Certificado Internacional de Febre Amarela. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de julho, na página da Gupy, através do link fornecido. Após a análise dos cadastros, os selecionados passarão por entrevistas com a equipe de Recursos Humanos e com a Gestão, receberão a Carta Proposta e, finalmente, a contratação será concluída.
Oportunidade Significativa
Para Andréa, o programa representa uma oportunidade significativa para destacar os desafios atuais enfrentados pelo setor de navegação e, além disso, reintegrar ao mercado profissionais exemplares. ‘Esta iniciativa é o primeiro passo não apenas para suprir as necessidades de mão de obra, mas também para reconhecer a importância dos marítimos para a eficiência operacional de nossos navios e de toda a cadeia marítima’, finaliza.
Sobre a Log-In Logística Integrada
A Log-In Logística Integrada oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação costeira integrada a outros modais e serviços, conectando, por terra e mar, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota de nove navios porta-contêineres, com capacidade total de 24 mil TEUs, que oferecem serviços de navegação com rotas regulares, integrando os principais portos do país à Argentina, Paraguai e Uruguai.
Compondo a torre de negócios do Transporte Rodoviário de Cargas da Log-In, a Tecmar é uma empresa do Grupo Log-In Logística Integrada, especializada no transporte LTL Rodoviário, FTL, Gestão de Armazenagem e Transporte de Contêineres, que, junto com a Oliva Pinto, complementa também o transporte marítimo de cabotagem, de importação e exportação. Com uma rede de mais de 50 armazéns estrategicamente distribuídos e uma frota robusta com mais de 1.300 veículos próprios, a Tecmar oferece soluções logísticas de Norte a Sul do Brasil.
Sistema Logístico Completo
Essa estrutura completa possibilita a união de uma ampla malha rodoviária de distribuição de cargas fracionadas à malha de navegação costeira da Log-In, criando assim um serviço logístico único no mercado nacional, a Rodo-Cabotagem, produto focado no transporte de cargas fracionadas que soma as melhores características do modal rodoviário e da navegação. A Log-In também administra e opera o Terminal de Vila Velha (TVV), localizado no estado do Espírito Santo, além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP), com operações dedicadas. Conheça mais nossos serviços em: www.loginlogistica.com.br.
Fonte: © renata.oliveira@epr.com.br