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Locomotivas a vapor de 1891 e a diesel de 1942 voltam a circular na histórica ferrovia Sorocabana em passeios especiais

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 15/08/2025 às 10:10
Passeios com locomotivas centenárias na ferrovia Sorocabana unem resgate histórico e desafio de ampliar a rota original
Passeios com locomotivas centenárias na ferrovia Sorocabana unem resgate histórico e desafio de ampliar a rota original
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Locomotivas a vapor e a diesel voltam a circular na histórica ferrovia Sorocabana. Passeios comemorativos em Sorocaba resgatam tradição ferroviária e oferecem experiências únicas aos visitantes

As locomotivas a vapor e a diesel voltaram a percorrer os trilhos da histórica ferrovia Sorocabana, no interior de São Paulo, em uma ação especial que marca os 371 anos de Sorocaba. A iniciativa é promovida pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, que restaurou máquinas centenárias para oferecer passeios turísticos e culturais.

O evento não apenas celebra a memória ferroviária da região, mas também reacende o interesse do público pelo transporte sobre trilhos. Os passeios incluem trajetos curtos, visitas a museus e a oportunidade de conhecer de perto locomotivas fabricadas entre 1891 e 1968, preservadas como verdadeiras relíquias do patrimônio industrial brasileiro.

Passeios históricos e programação especial

As viagens começaram no início do mês e terão novas partidas nesta sexta-feira (15) e sábado (16). Na sexta, a protagonista será a maria-fumaça Baldwin nº 58, construída em 1891, que fará passeios gratuitos às 10h30 e 14h30. No sábado, entra em cena o Trem dos Operários, movido a diesel, com saídas às 11h, 14h e 15h30.

Além do passeio, os passageiros do Trem dos Operários poderão visitar o Museu da Tecelagem, instalado na antiga Fábrica Santa Maria, inaugurada em 1892. O ingresso custa R$ 30 por pessoa, com isenção para crianças de até seis anos que viajem no colo de um adulto. A renda auxilia na manutenção e reparos das locomotivas e vagões preservados.

Rota e atrações durante o trajeto

O percurso atual tem dois quilômetros e liga a estação de partida até o local da antiga estação da Vila Assis, cruzando a ponte do rio Sorocaba, com 103 metros de extensão. O trajeto, apesar de curto, é rico em história e oferece belas paisagens para os visitantes.

Segundo Eric Mantuan, representante da associação, o objetivo é expandir o trecho futuramente para retomar a ligação entre Sorocaba e Votorantim, revitalizando parte do trajeto original da Estrada de Ferro Sorocabana.

Acervo preservado com peças raras

O Centro de Memória Ferroviária abriga um acervo diversificado de locomotivas e vagões restaurados, que escaparam da sucata. Entre as peças, destaca-se a locomotiva elétrica nº 2041, fabricada em 1948 pela General Electric, e a diesel-mecânica Whitcomb, de 1942, que voltará a operar como apoio nos passeios turísticos.

Também fazem parte da coleção modelos diesel-elétricos da GE/Caterpillar e GE/Cooper Bessemer (1948), uma locomotiva LEW (1968) e uma Westinghouse elétrica (1948), além de carros de passageiros de luxo e superluxo produzidos entre 1951 e 1963.

Resgate cultural e potencial turístico

A retomada de operações de locomotivas a vapor e a diesel na Sorocabana é vista como um passo importante para valorizar o patrimônio histórico e fomentar o turismo na região. Ao oferecer experiências imersivas e educativas, a iniciativa aproxima o público da história ferroviária brasileira e estimula a preservação desse legado.

E você? Já fez um passeio de maria-fumaça ou trem histórico? Acha que a reativação dessas locomotivas pode ajudar no turismo e na economia local? Compartilhe sua opinião nos comentários.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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