A iniciativa da CBMM e Lightning Motorcycles serve para melhorar o desempenho da nova moto elétrica, utilizando o Nióbio como peça-chave para a melhoria também em questão de mobilidade
O principal objetivo da Lightning Motorcycles, ao criar uma aliança com a empresa brasileira CBMM, é potencializar o desempenho e velocidade de motocicletas elétricas. Esse é o papel da Lightning Motorcycles, que é reconhecida por ser a pioneira na indústria da mobilidade elétrica e também pelo aperfeiçoamento constante na produção de motos elétricas, enquanto a brasileira CBMM é líder mundial na produção e comercialização de produtos feitos de Nióbio.
Leia também
Parceria firmada entre Lightning Motorcycles e CBMM promete criar a moto elétrica mais rápida do mundo com tecnologia de Nióbio
A aliança entre a CBMM e a Lightning Motorcycles, cujo a sede fica no Vale do Silício, EUA, foi oficializada em janeiro deste ano. Essa parceria tem como intuito estimular as aplicações do Nióbio dentro da indústria de mobilidade, criando um veículo de duas rodas totalmente elétrico, que possua alta potência e que possa alcançar velocidade suficiente para superar o atual recorde de velocidade em terra (Land Speed Record, ou LSR) com uma motocicleta comercial.
Através dessa nova iniciativa, a Lightning Motorcycles irá inovar na sua produção de motos elétricas, testando a aplicação do Nióbio em diversos componentes do veículo, como forma de melhorar o seu desempenho e mobilidade, e para isso, contará com a ajuda da CBMM. A meta é ultrapassar a marca dos 400 km/h (250 mph).
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Revolução no mercado de motos elétricas
A gerente de Desenvolvimento de Mercado da CBMM, Mariana Perez de Oliveira, relatou que a parceria com a Lightning Motorcycles é de cunho estratégico, pois ela servirá de plataforma para que uma série de testes serão realizados para verificar como a tecnologia do Nióbio pode ajudar no desempenho de veículos.
Mariana disse ainda que além das tecnologias que já utilizadas pela Lightning Motorcycles na parte do módulo de carregamento da bateria de sua linhagem de moto elétrica, o Nióbio poderá oferecer diversas vantagens, quando sua aplicação é feita em outros materiais que vão muito além da redução de peso do veículo, fazendo com que, neste caso, a moto elétrica passe por uma verdadeira revolução no quesito mobilidade.
O CEO e fundador da Lightning Motorcycles, Richard Hatfield, afirmou que o peso é inimigo da moto, então é de extrema importância aperfeiçoar seu modelo de moto elétrica, para que haja melhor desempenho da mesma. O Nióbio também é aplicado na indústria siderúrgica, onde é realizada a fabricação de aços de alta resistência, utilizados principalmente na indústria automotiva, permitindo o desenvolvimento de componentes mais resistentes, auxiliando no principal papel de aumento da segurança veicular e de quem o dirige.
Aplicação do Nióbio na indústria automotiva
São infinitas possibilidades de aplicação do Nióbio na indústria automotiva, podendo ir desde a melhora no desempenho do sistema de freio, reduzido as chances de desgaste rápido, além de dar maior durabilidade e melhor eficiência desse componente, até a utilização de materiais para cátodos e ânodos de baterias para veículos, como forma de obter características únicas de recarga rápida e aumento da densidade energética, quando comparado às principais tecnologias que são integradas nas baterias de íons de lítio convencionais.