A Lamborghini anunciou que deixará de lado os motores a combustão e passará a focar na fabricação de carros híbridos já no próximo ano. Os carros elétricos da montadora chegarão ao mercado automotivo até 2024
Na corrida dos carros elétricos, a italiana Lamborghini está nos preparativos para realizar a última volta com os motores a combustão, que movimentam modelos como o Aventador, enquanto a fabricante de carros esportivos muda sua linha para carros híbridos plug-in. De acordo com Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini, será a última vez que a empresa oferecerá apenas motores a combustão.
Leia também
Montadora bate recorde com seus motores à combustão
Dono da marca Lamborghini, o grupo Volkswagen, com os modelos Aventador, Urus e Huracan, focados nas pistas, apresentará seu primeiro carro híbrido de produção plug-in no próximo ano, antes de trazer os seus carros totalmente elétricos em 2024.
Para este ano, a montadora italiana quase esgotou toda sua produção após recordes de entregas durante o ano passado, de acordo com Winkelmann. A Lamborghini alocou um recorde de 1,5 bilhão de euros para a mudança para carros híbridos plug-in, e planeja disponibilizar no mercado um modelo totalmente movido à bateria durante a segunda metade da década.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Enquanto outras marcas de supercarros como Aston Martin Lagonda e Ferrari NV enfrentam uma tarefa delicada de preservar a identidade da marca na custosa mudança para os carros elétricos, os planos futuros da Lamborghini são sustentados pelos grandes recordes da VW em novas tecnologias.
Lamborghini ainda não divulgou seus resultados do último ano
A montadora de carros com motores à combustão ainda está trabalhando em um projeto final para o primeiro de seus carros elétricos e está se inclinando para um modelo de quatro portas voltado para uso diário.
A Lamborghini ainda não divulgou seus resultados do ano passado, mas está caminhando para um lucro (antes de juros e impostos) de 20%, segundo uma apresentação a investidores. Os dados mencionados são comparados a retornos de pouco mais de 25% durante os primeiros nove meses do último ano para a Ferrari. Os ganhos do ano inteiro, que devem ser postados em março, devem estar em um nível que surpreenda a todos, afirmou Winkelmann. Surpreendente, claro, de forma positiva.
Land Rover decide focar em carros híbridos e elétricos
Com o fim próximo dos motores à combustão, a Land Rover está produzindo seu primeiro modelo sustentável. A Range Rover aproveitará a chegada da 5ª geração, que foi apresentada no ano passado e que será fabricada na nova plataforma MLA, criado pelo grupo para uma série de carros elétricos e híbridos.
Esperando por uma versão totalmente elétrica, que deve chegar em cerca de 3 anos, o novo Range Rover começará como um carro híbrido em duas versões que chegarão até o fim deste ano. Tais versões podem chegar ao mercado equipados com um motor à gasolina e uma bateria dimensionada de forma simples, que possui uma capacidade de 38 kWh e promete carregar, em apenas meia hora, 80% em potência máxima. O modelo contará com uma potência de 510 cavalos e um torque de 71,3 kgfm, podendo ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.