A Kymco, em parceria com a Suzuki, líder no segmento de motocicletas, desenvolve novas motos elétricas que oferecem a experiência de pilotagem de modelos a combustão, incluindo câmbio manual.
Reconhecida no Brasil através de sua parceria com a Suzuki pelo Grupo JTZ Motors, a Kymco é famosa por sua Scooter AK550, um modelo premium de 550cc. Atualmente, há uma grande expectativa para o lançamento de sua nova moto elétrica, a Downtown 350 de 350cc, que foi revelada no Festival Interlagos 2023. No entanto, o destaque fica por conta de duas inovadoras motos elétricas que a Kymco planeja lançar, ambas equipadas com câmbio manual, prometendo uma nova experiência em pilotagem.
Conheça as duas novas motos elétricas da Kymco e Suzuki
A grande expectativa, na verdade, é esta evolução, que promete aos pilotos uma sensação de pilotar uma moto a combustão, com direito a troca de marchas, enquanto se pilota uma moto elétrica.
Os modelos SuperNEX e RevoNEX serão as novidades para a estreia deste novo tipo de moto elétrica com câmbio manual. Na verdade, o projeto desses dois modelos sofreu alguns atrasos. A primeira previsão de lançamento dessas motos elétricas era para 2021. Agora a marca está prometendo que fará o lançamento em 2025.
- Revelado o novo SUV que chegou no Brasil por R$ 1,35 milhão de reais: com 1200 cv e autonomia de 1.000 km, o carro da BYD flutua na água, gira 360º e superou a maior duna do planeta!
- Supercarro submerso: como um Lamborghini Aventador foi resgatado do fundo de um lago e funcionou!
- Ford promove retorno triunfal de modelo icônico da marca com motor 1.5 turbo e 169 CV
- RAM contra-ataca e surge com novo motor de 547 cv para destruir a rival F-150, ser absoluta no Brasil e dominar o mercado automotivo
O entusiasmo em torno dessas motos elétricas da Kymco em parceria com a Suzuki, está ligada à promessa de uma experiência de pilotagem única, sendo muito parecida com as tradicionais motos a combustão.
Incrivelmente, a marca destaca uma abordagem que simula um câmbio manual convencional, envolvendo uma marcha operada por pedal e uma alavanca de embreagem na mão esquerda. Entretanto, uma descoberta recente a partir de uma solicitação de patente revela que o sistema de marchas Kymco não é exatamente o que se imagina.
Entenda como funciona o câmbio manual para motos elétricas da Kymco
Ao invés de dispor de uma embreagem e caixa de câmbio tradicionais, o sistema da Kymco em parceria com a Suzuki conta com uma simulação intrincada, conectada às unidades de controle que governam o comportamento do propulsor da moto elétrica.
Adicionalmente, um engenhoso sistema de efeitos sonoros foi desenvolvido pela marca para imitar de forma mais convincente um câmbio manual. Entretanto, isso não tira de forma nenhuma o mérito do sistema da Kymco e Suzuki. Pelo contrário, apenas demonstra o desejo da marca em agradar uma grande parte dos pilotos que não gostam do estilo automático de como acontece a aceleração das motos elétricas.
Ao contrário das motos a combustão, onde a presença de um câmbio manual de várias velocidades é algo bastante comum, as motos elétricas, por conta da natureza dos motores elétricos, dispensam a necessidade desse componente.
Os motores elétricos entregam torque máximo instantaneamente, tornando a complexidade e o peso de uma embreagem e caixa de câmbio desnecessários, especialmente quando já se lida com o volume e peso das baterias elétricas.
Saiba mais sobre a patente da Kymco e Suzuki
As relações de marcha simuladas demonstram ser mapas pré-programados destinados ao motor elétrico, proporcionando uma variedade de modos para se adaptar a diferentes condições de pilotagem. Marchas mais baixas são desenvolvidas para priorizar torque em baixas velocidades e aceleração, enquanto a embreagem oferece uma forma natural de engatar ou desengatar a tração. Os benefícios se estendem à desaceleração, onde cada marcha simulada pode possuir configurações distintas de regeneração de carga.
Ao puxar a alavanca da embreagem, o efeito de regeneração é instantaneamente desengatado, possibilitando uma desaceleração suave.
A mudança para o câmbio manual simulado mais baixo intensifica o freio motor, replicando a experiência característica das motos a combustão. Além disso, o sistema de efeitos sonoros da moto elétrica da Kymco e Suzuki exerce um papel essencial, proporcionando aos pilotos uma indicação auditiva da marcha selecionada e do modo de pilotagem.