Um morador do Mato Grosso do Sul resolveu burlar a infraestrutura brasileira e transformou um Fiat Palio 2009 em um SUV sem mudar nenhuma peça de seu conjunto de propulsão
Um dos motivos para os SUVs serem tão populares no Brasil é o estado de nossas rodovias. Sua altura em relação ao chão e seu maior conforto reduzem o impacto ao passar por vias cheias de valetas, buracos e lombadas. Entretanto, nem todo mundo quer um veículo desta categoria ou possui condições financeiras para ter um. Sendo assim, Gabriel Araújo, de Três Lagoas (Mato Grosso do Sul), transformou um Fiat Palio 2009 em um SUV sem modificar nenhuma peça do seu conjunto mecânico.
Fiat Palio 2009 conta com 81 cavalos de potência
Gabriel Araújo, morador de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, resolveu levantar seu Fiat Palio 2009, hatch que até mesmo ganhou o apelido de “Gringo” e possui uma página no instagram com vídeos assistidos por cerca de 60 mil pessoas.
A principal modificação está na suspensão do novo SUV, erguida em 7 centímetros, o que tornou possível um grande vão livre entre o veículo e o solo. Há também pneus para uso misto, porém nas medidas originais do Fiat Palio 2009. A troca faz bastante sentido, se considerarmos que Gabriel anda muito por estradas de terra.
- Na faixa dos R$ 37 MIL, Ford Fiesta S faz 14,6 km/L com autonomia de 740 km, sendo modelo flex 1.0 que qualquer um pode manter!
- Fim do segredo da BYD? Montadoras japonesas descobriram como a montadora chinesa produz carros mais baratos!
- Revelado! Caminhão e o motor utilizado na cena famosa do filme Olhos Famintos
- O retorno da lenda: O novo Fiat Uno é a aposta da Stellantis para o futuro!
O conjunto mecânico do novo SUV não sofreu nenhuma modificação, desta forma, sob o capô, o veículo ainda conta com um motor 1.4 Fire flex de 81 cavalos de potência e 12,4 kgfm de torque com um câmbio manual de cinco marchas. Visualmente, o Fiat Palio 2009 ganhou leds no lugar dos faróis de neblina e também luzes de ré.
Também foi inserido no SUV uma barra de LED auxiliar na dianteira. Com isso, há uma certeza: os custos de manutenção do veículo são muito menores que os de um SUV compacto atual, além de ser muito fácil encontrar um mecânico que conheça este tipo de motor.
Outras modificações surgem ao redor do mundo
Saindo do Mato Grosso do Sul, um holandês transformou seu Rolls Royce V12 Phantom em um Jipe com seis rodas.
Para acomodar estas rodas extras, a traseira do veículo teve que ser estendida e, para possuir um visual mais agressivo, foram instaladas barras na dianteira e na traseira do veículo, que conta também com um engate para reboque.
Seus para-lamas gigantes também atraem olhares, assim como seus faróis, luzes de teto e faróis de neblina amarelos. Atualmente, este tipo de iluminação é ultrapassada e até mesmo proibida em alguns países.
Corsa X Ferrari: Quem ganha?
Um zelador e mecânico inglês, Adam Beard, comprou um Corsa na Inglaterra há cerca de 10 anos por R$ 1.300 na cotação da época. Atualmente, o veículo consegue vencer uma ferrari, utilizando dois motores que podem gerar mais de 1.000 cavalos de potência.
Para se ter uma noção dessa invenção, a esportiva Ferrari 488 Pista, além de todo o glamour da marca, disponibiliza 710 cavalos de potência com um motor 3.8 V8 biturbo, com sete marchas e dupla embreagem.
O modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,85 segundos. Um Corsa comum oferece apenas 105 cavalos de potência com um torque de 13,36 kgfm e atinge apenas uma velocidade máxima de 180 km/h. Na hora da verdade, a corrida entre os dois veículos foi acirrada e, apesar de ter largado com uma ampla vantagem, o Corsa do zelador foi alcançado pela Ferrari, que percorreu os 400 m em apenas 11 segundos, contra os 11,9 segundos do veículo com dois motores.