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Jeep Compass plug-in flex: A nova geração do híbrido chega em 2026 com motor 1.3 Turbo Flex e câmbio e-DCT e promete exterminar Corolla Cross e Volkswagen Taos do mercado automotivo!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 11/06/2024 às 13:35
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foto/reprodução: stellantis

Inovação e sustentabilidade: conheça o novo Jeep Compass plug-in flex! O SUV sinônimo de economia e luxo que promete aniquilar concorrência!

A Jeep está pronta para revolucionar o mercado automotivo brasileiro com o lançamento do primeiro Jeep Compass plug-in flex no final de 2026. Este SUV médio promete combinar desempenho, eficiência e sustentabilidade, trazendo o sistema Bio-Hybrid híbrido plug-in, composto pelo motor 1.3 Turbo Flex e câmbio e-DCT. A produção terá início no último trimestre de 2026, com estreia prevista para o começo de 2027, marcando um novo capítulo na história da Jeep no Brasil, de acordo com autossegredos.

Mas o que é o sistema plug-in-flex ?

O sistema plug-in flex, presente na nova geração do Jeep Compass, combina a eficiência dos motores elétricos com a flexibilidade dos motores a combustão, permitindo o uso de etanol ou gasolina. Este sistema híbrido plug-in oferece uma solução sustentável e versátil, ideal para diferentes tipos de condução. Além disso, a tecnologia plug-in permite recarregar a bateria do veículo em estações de carregamento, aumentando a autonomia elétrica e reduzindo as emissões de CO2. Portanto, o Jeep Compass plug-in flex representa um avanço significativo no compromisso da Jeep e da Stellantis com a inovação e a sustentabilidade no setor automotivo.

Plataforma STLA Média: tecnologia de ponta no novo Jeep Compass

A nova geração do Jeep Compass será a primeira a utilizar a plataforma STLA Média no Brasil, uma base tecnológica avançada que permite a fabricação de modelos híbridos e elétricos. Esta plataforma já estreou na nova geração do Peugeot 3008, com o qual o novo Compass compartilhará muitas características, incluindo dimensões maiores e design aprimorado. A produção será realizada em Goiana (PE), e o Brasil se tornará fornecedor global deste inovador modelo, incluindo para o mercado dos Estados Unidos.

Desenvolvimento e design

O desenvolvimento do novo Jeep Compass, conhecido internamente como Projeto J4U, já está em andamento. Os primeiros protótipos, ainda em forma de mulas, devem iniciar testes no início de 2025. Esses protótipos utilizarão a nova plataforma com carroceria de outros modelos, e somente no começo de 2026 ganharão a carroceria definitiva. Embora as linhas exatas do novo Compass ainda sejam desconhecidas, espera-se que sigam o design dos lançamentos mais recentes da marca.

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Projeção de como pode ficar o Jeep Compass 2026 – foto/reprodução: terra

Maior e mais tecnológico: as novidades do novo Jeep Compass

A nova geração do Jeep Compass será significativamente maior que a atual, com 4,54 metros de comprimento (13 cm a mais), 1,89 m de largura (8 cm a mais) e 2,74 m de distância entre-eixos (11 cm a mais). A altura também aumentará em relação aos 1,63 m do modelo atual. Além disso, os modelos construídos a partir da plataforma STLA-Média terão uma altura livre do solo superior a 22 centímetros, garantindo melhor desempenho em terrenos variados.

Manutenção do modelo atual

Interessante notar que o lançamento do novo Jeep Compass não significará o fim da atual geração. Este modelo continuará no mercado, possivelmente com um novo sobrenome para diferenciá-lo da nova geração. No posicionamento de mercado, o novo Compass ficará entre a atual geração e o Jeep Commander, oferecendo uma opção intermediária para os consumidores.

Motores e eficiência: o coração do novo Jeep Compass

O destaque do novo Jeep Compass será seu sistema híbrido plug-in, composto pelo motor 1.3 Turbo Flex e motores elétricos, um deles montado diretamente no eixo traseiro para oferecer tração integral. Além do híbrido, o novo Compass deverá ser o primeiro Jeep 100% elétrico vendido no Brasil, disponível em versões com tração 4×2 ou integral, dependendo da configuração dos motores elétricos.

Arquitetura elétrica de alta eficiência

De acordo com informações oficiais da Stellantis, a plataforma STLA Média utiliza uma arquitetura elétrica de 400 volts, que proporciona excelente eficiência energética, tempos de recarga rápidos e conectividade avançada para um ecossistema de carregamento e serviços em constante aprimoramento. O consumo pode ser inferior a 14 kWh por 100 km, tornando-o um dos mais eficientes da categoria. Os proprietários poderão levar a bateria de 20% a 80% de carga em apenas 27 minutos, com uma taxa de 2,4 kWh por minuto.

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foto/reprodução: stellantis

O novo plug-in-flex da Stellantis

O novo Jeep Compass plug-in flex promete ser uma revolução no segmento de SUVs médios, combinando tecnologia avançada, sustentabilidade e desempenho. Com a produção iniciada no Brasil e um olhar voltado para o mercado global, a Jeep demonstra mais uma vez seu compromisso com a inovação e a qualidade. Aguardamos ansiosamente pelo lançamento deste modelo que, sem dúvida, definirá novos padrões no mercado automotivo.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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