Ponte Internacional São Borja-Santo Tomé afeta questões comerciais entre o Brasil e a Argentina. Investimento é positivo para ambos os países.
O processo de concessão da Ponte Internacional São Borja-Santo Tomé, responsável por ligar o Brasil à Argentina, está avançando com importantes atualizações e com sinalização de investimento milionário.
Na última sexta-feira, (31), foi publicado um novo edital que abre caminho para a modernização dessa infraestrutura estratégica, essencial para o fluxo de mercadorias e pessoas entre os dois países.
O edital prevê investimentos significativos e melhorias para garantir maior eficiência no tráfego, com a abertura das propostas marcada para o dia 4 de abril, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
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Histórico da Ponte: mais de 30 anos de relevância para o comércio e o turismo
A Ponte Internacional São Borja-Santo Tomé tem 15,62 km de extensão, construída com base em um acordo binacional entre Brasil e Argentina, assinado em 1989.
Ela conecta a cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, ao município de Santo Tomé, na província de Corrientes, na Argentina.
A ponte desempenha um papel vital no comércio internacional e é responsável por cerca de 23% das operações comerciais entre os dois países. Além disso, facilita 40% das transações comerciais entre o Brasil e o Chile.
Com a crescente demanda por uma infraestrutura mais moderna, o novo processo de concessão visa não só otimizar a operação da ponte, mas também expandir a capacidade de movimentação e melhorar a logística da região.
Vale lembrar que o contrato original de concessão foi firmado com a empresa Mercovia S.A., com duração de 25 anos, e terminou em 2021. Desde então, a concessão foi prorrogada por meio de termos aditivos.
Em janeiro deste ano, um primeiro leilão para a concessão da ponte foi cancelado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas a publicação do novo edital trouxe uma renovada expectativa para a modernização da infraestrutura.
O projeto prevê um investimento de aproximadamente US$ 99 milhões, uma quantia significativa que será destinada à implementação de melhorias estruturais e operacionais.
O Ministério dos Transportes, juntamente com o Itamaraty, lidera as negociações com as autoridades argentinas, visando assegurar a viabilidade do contrato de concessão.
A secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, destacou a importância da concessão para ambos os países. Ela enfatizou que o novo modelo de concessão trará uma série de inovações que beneficiarão diretamente o comércio bilateral.
Para Viviane, a “concessão representa um avanço significativo, trazendo um modelo mais moderno e eficiente para ambos os países.”
Investimentos e melhorias no projeto
O novo contrato de concessão da Ponte Internacional São Borja-Santo Tomé terá uma duração de 25 anos e prevê uma série de obras e serviços com o objetivo de aprimorar a infraestrutura da ponte e garantir mais agilidade no tráfego.
Dentre as principais melhorias previstas, estão: construir novas faixas de acesso, a criação de uma área destinada a veículos apreendidos, a implementação de um pátio exclusivo para caminhões e a instalação de um novo sistema de iluminação.
Além disso, o projeto de concessão incluirá a operação do Centro Unificado de Fronteira (CUF), uma importante estrutura que visa otimizar as inspeções alfandegárias e o atendimento a veículos de carga.
Com a modernização das instalações e a ampliação dos serviços, a eficiência na gestão de tráfego será substancialmente melhorada, proporcionando uma experiência mais ágil para quem atravessa a fronteira entre os dois países.
Modelo de concessão e inovações tecnológicas
O novo modelo de concessão traz inovações significativas para a operação da Ponte Internacional, com a introdução de degraus tarifários atrelados ao investimento (Capex), o que garantirá maior transparência e previsibilidade nos custos para os usuários.
Além disso, a concessão prevê a implementação de descontos vinculados aos serviços obrigatórios, com foco em promover a competitividade e incentivar o uso da infraestrutura.
Outro ponto importante é a criação de um fundo de Recursos para Desenvolvimento Tecnológico (RDT), destinado à modernização da infraestrutura rodoviária.
O fundo permitirá a implementação de tecnologias avançadas na gestão do tráfego e na segurança das operações, proporcionando uma melhoria contínua na eficiência da Ponte Internacional São Borja-Santo Tomé ao longo do tempo.
Agora, deveremos aguardar até o dia 4 de abril, quando acontecerá a abertura das propostas para transformar o plano em realidade.
Com informações da Agência GOV.