O investimento milionário feito pela Coreia do Sul visa levar o país a um patamar avançado no setor de construção naval, implantando tecnologias e outras alternativas favoráveis
O governo da Coreia do Sul está preparando terreno para um salto significativo na indústria de construção naval, anunciando um investimento robusto de US$ 534 milhões ao longo de cinco anos. Este movimento estratégico visa contribuir para a posição do país no desenvolvimento da próxima geração de transporte marítimo.
O plano de investimento na construção naval da Coreia do Sul abrange uma abordagem abrangente, desde a promoção de novas tecnologias e combustíveis alternativos até ao reforço das capacidades de produção.
Competindo e liderando a construção naval de alto valor
Numa competição acirrada com os construtores navais chineses, a Coreia do Sul já liderou nos setores considerados navios de alto valor, nomeadamente na construção de transportadores de gás, incluindo navios de GNL. A intenção é capitalizar essa experiência em novas áreas, como amoníaco, hidrogênio e energia de bateria. Além disso, há um foco significativo em tecnologias emergentes, incluindo sistemas de navegação inteligente e inteligência artificial.
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Youngjin Jang, vice-ministro do Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul, expressou otimismo com a perspectiva de crescimento: “Com a recuperação da indústria de construção naval global adicionando um vento favorável à indústria de construção naval da Coreia, esperamos ver grandes oportunidades para uma recuperação e um novo salto.”
Estratégia de domínio e investimento na próxima geração
Em 15 de novembro, foi apresentada a “Estratégia de Construção Naval K para o Domínio do Mercado da Próxima Geração” durante uma reunião ministerial focada em exportações e promoção de investimentos. O ambicioso objetivo do Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul é conquistar mais de 80% do mercado de construção naval da próxima geração.
O plano inclui o lançamento de projetos de desenvolvimento tecnológico e demonstração, priorizando fontes de combustível isentas de carbono, como GNL, amoníaco e hidrogênio. Além disso, há uma busca por negociações antecipadas de navios independentes e autonavegantes.
Desafios e soluções: mão de obra e estaleiros inteligentes
A atual escassez de trabalhadores nos estaleiros da Coreia do Sul é decidida e enfrentada com medidas para permitir mais trabalhadores estrangeiros. O governo também se comprometeu a implementar novas políticas de apoio à formação e aprendizagem. Como parte da estratégia, mais de 3.000 pessoas serão treinadas como talentos tecnológicos essenciais, com colaborações tecnológicas planejadas com parceiros estrangeiros.
Para estabelecer um sistema de produção inovador e mais produtivo, o investimento abrange a construção de estaleiros inteligentes, onde a robótica terá um papel crucial na transformação digital da indústria.
Apoio além dos “três grandes”
Enquanto os “três grandes”, HD Hyundai, Samsung e Hanwha Ocean, lideram a indústria de construção naval, o governo sul-coreano busca ir além, apoiando a entrada em mercados estrangeiros e o desenvolvimento tecnológico. O foco está na sustentabilidade dos pequenos e médios construtores navais, bem como na indústria de materiais e equipamentos.
Além do apoio a setores específicos, o governo se compromete a melhorar a infraestrutura de apoio financeiro, fortalecendo a cooperação com grandes empresas e promovendo a colaboração em toda a indústria. Projetos de leis para a “Promoção da Industrialização e Inovação Tecnológica da Indústria de Construção Naval da Próxima Geração” estão em fase de exploração, com o objetivo de expandir as exportações e aumentar a competitividade dos construtores navais sul-coreanos em licitações internacionais. Este investimento robusto visa estabelecer a Coreia do Sul como uma potência na construção naval do futuro.