O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) está disponibilizando 630 vagas em cursos gratuitos presenciais em Salvador. Há oportunidades em cursos de Inteligência Emocional, conteúdo para Web, roteirista e muitos outros
Mais de 630 vagas em cursos gratuitos de férias, que serão ministrados no primeiro mês de 2022 em Salvador, estão sendo ofertadas pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Ao todo, estão disponíveis 9 cursos gratuitos. Os workshops e oficinas são voltados para jovens que possuem idade a partir de 16 anos, egressos ou matriculados em escolas públicas, que estejam situadas nos bairros de São Cristóvão, Saramandaia, Boca do Rio, Pernambués, Jardim das Margaridas e Cassange, nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana.
Leia outras notícias relacionadas
Confira as vagas em cursos gratuitos disponíveis em Salvador
Os cursos são voltados para várias áreas, veja a seguir todos os cursos gratuitos ofertados pela instituição:
- Tempo é dinheiro;
- Inteligência Emocional;
- Falar e escrever tudo em Inglês;
- Conteúdo para Web;
- Roteiro de Histórias em Quadrinhos (HQ);
- Destrava para falar em público;
- Teatro: Leitura e Interpretação dramática;
- Design de Sobrancelhas (com pinça).
Saiba como se inscrever nas vagas dos cursos gratuitos
Os interessados em realizar sua inscrição para concorrer às vagas nos cursos gratuitos devem acessar um formulário digital disponibilizado pela instituição de Salvador. No formulário, selecione o curso desejado e preencha dados como nome completo, data de nascimento, idade, gênero, endereço completo, bairro, nível de escolaridade e telefone.
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
Após inserir todos os seus dados, é necessário preencher um formulário socioeconômico, com dados sobre sua família, residência, situação profissional, entre outros.
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO
Busca por cursos gratuitos aumenta em meio à pandemia
A procura por cursos de pós-graduação focados na área da educação, no EAD (Ensino a Distância), teve aumento de 60% neste ano. O município de São José dos Campos lidera o ranking das cidades que mais tiveram procura entre profissionais que buscam mais qualificação, e até a segunda licenciatura, durante a pandemia provocada pela Covid-19.
O cenário em São José dos Campos está na Pesquisa de Cursos de Graduação e Pós-graduação realizada pelo Instituto Semesp. Em todo o país, o número de alunos em cursos de especialização ultrapassou 1,3 milhão neste ano, com crescimento de 4,8%, considerando a modalidade EAD, cujo valor das mensalidades chega a ser quatro vezes menor em comparação ao presencial.
Segundo o levantamento, a maior parte da oferta de cursos de pós-graduação se concentra na rede privada, com 90% e 173 mil cursos ativos, sendo 64% presenciais e 86% concentrados nas áreas de educação, ciências sociais, negócios e direito, saúde e bem-estar social.
Conheça o IJCPM
O IJCPM realiza suas atividades com jovens de 16 a 24 anos, prioritariamente, que residem nas proximidades dos empreendimentos comerciais do Grupo JPCM. O intuito da instituição é elevar o potencial de empregabilidade dos jovens, expandindo seus conhecimentos gerais, estimulando a leitura e proporcionando orientação comportamental, trabalho que tem o fim de auxiliar na formação de cidadãos mais conscientes e conectados com as demandas.
O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) possui unidades em Recife, Salvador, Aracaju, Sergipe e em Fortaleza, no Ceará.
Além disso, já atendeu cerca de 47 mil jovens desde que foi desenvolvido em 2007, com iniciativas como elevação de escolaridade, vagas em cursos gratuitos de férias e pré-universitário, jovem aprendiz, qualificação profissional e formação empreendedora.