O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) oferece centenas de vagas em cursos gratuitos de graduação, com seleção baseada no desempenho do ENEM 2023.
O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) anuncia a abertura de mais de 700 vagas em diversos cursos gratuitos de graduação para o primeiro semestre deste ano, disponibilizadas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). A seleção dos candidatos será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do último ano, garantindo um processo de admissão meritocrático e acessível.
Inscrições nos cursos gratuitos de graduação do IFRJ serão encerradas no dia 25 de janeiro
Os candidatos interessados nos cursos gratuitos de graduação do Instituto Federal devem se inscrever no Portal do Sisu nos dias 22 e 25 de janeiro e optar por uma das vagas ofertadas nos cursos de graduação do IFRJ. No total, o Instituto Federal disponibilizará 723 vagas pelo Sisu.
Em cada formação, 50% das vagas serão ocupadas por candidatos que optarem pela modalidade Ampla Concorrência e 50% das vagas por candidatos que optarem pela modalidade Ação Afirmativa, distribuídas de acordo com o estabelecido pela legislação vigente.
- Quer fazer um curso na área da saúde DE GRAÇA? Santa Casa está com bolsas de graduação com até 100% para cursos gratuitos de biomedicina, nutrição e mais
- Quer fazer faculdade de graça em uma Universidade renomada? Mais de 6.000 vagas em cursos gratuitos de bacharelado, licenciatura e tecnologia como direito, engenharia e mais
- Cursos gratuitos e online (EAD) oferecido pelo Sebrae para dominar estratégias de inovação, exportações e finanças
- Quer estudar de graça na melhor universidade do Brasil? USP oferece 5 mil vagas para curso gratuito 100% online (EAD) para estudar no seu ritmo e se destacar no mercado digital
As vagas dos cursos gratuitos de graduação do IFRJ, eventualmente não ocupadas após a chamada regular, serão preenchidas mediante o uso prioritário da Lista de Espera, fornecida pelo sistema Sisu/MEC.
O Ministério da Educação disponibilizará 264.254 vagas em 127 instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificado, o principal portão de entrada no ensino superior gratuito no país. O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso. A matrícula dos candidatos selecionados para os cursos gratuitos de graduação no IFRJ deve acontecer no período de 1º a 7 de fevereiro deste ano.
Confira alguns dos cursos gratuitos de graduação ofertados pelo IFRJ
Aqueles que estiverem interessados nos cursos gratuitos do Instituto Federal devem ficar atentos à lista de formações disponíveis pela instituição:
- Licenciatura em Computação;
- Bacharelado em Fisioterapia;
- Licenciatura em Matemática;
- Bacharelado em Produção Cultural;
- Licenciatura em Matemática;
- Bacharelado em Química;
- Bacharelado em Ciências Biológicas;
- Bacharelado em Agronomia;
- Farmácia;
- Licenciatura em Ciências Biológicas;
- Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental;
- Fisioterapia;
- Bacharelado em Farmácia;
- Bacharelado em Terapia Ocupacional;
- Matemática;
- Gestão Ambiental;
- Jogos Digitais;
- Bacharelado em Engenharia Química;
- Produção Industrial;
- Bacharelado em Engenharia Mecânica;
- Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos;
- Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores;
- Licenciatura em Física;
- Licenciatura em Química;
- Ciências Biológicas;
- Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental;
- Terapia Ocupacional;
- Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais;
- Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial;
- Processos Químicos;
- Computação;
- Produção Cultural.
Novidades do SISU 2024
Uma das novidades desta edição é que o SISU terá apenas uma etapa de inscrição de candidatos às vagas nas instituições participantes para o ano. Serão oferecidas vagas de cursos gratuitos de graduação com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre deste ano. Ingressar no segundo semestre leva em conta as vagas disponíveis e a ordem de classificação dos candidatos. Segundo o MEC, o candidato não poderá escolher em qual semestre ingressará, visto que isso depende da classificação no curso.
Caso seja selecionado, o candidato deve realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.
O ingresso do estudante no curso gratuito de graduação, entretanto, dependerá de sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação das vagas pelos estudantes que estiverem mais bem colocados no curso desejado. Desta forma, será a classificação do candidato que definirá o começo da sua formação no primeiro ou segundo semestre, de acordo com o edital específico de cada instituição de ensino superior.