1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Inel Brasil fala sobre dificuldades na implantação da geração distribuída de energia solar no Brasil e benefícios da taxação do sol
Tempo de leitura 4 min de leitura

Inel Brasil fala sobre dificuldades na implantação da geração distribuída de energia solar no Brasil e benefícios da taxação do sol

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 27/03/2021 às 11:41
Inel Brasil - geração distribuída - energia solar
Painéis de energia solar – Fonte: Reprodução Google
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Especialista explica principais vantagem da nova PL de energia solar que propõe a “taxação do sol” na geração distribuída

O deputado federal Lafayette de Andrada, relator do Plano de Lei que busca taxar a geração distribuída de energia solar no Brasil, definiu que as emendas propostas são “justas e equilibradas”. A PL de 2019 que propõe a taxação do sol, constitui que as pessoas possam gerar sua própria energia em casa por meio de painéis solares, contanto que haja uma cobrança de taxas sobre a Geração Distríbuida (GD), ou seja, uma “taxação do sol”, como denominou o presidente, Jair Bolsonaro.

Leia também

O Presidente do Movimento Solar Livre, Hewerton Martins, diz que a iniciativa de taxação do sol, mesmo com a probabilidade de tornar a energia solar mais cara, significa que o Brasil viraria subdesenvolvida em energia solar fotovoltaica. Além disso, a PL que propõe a taxação do sol não deve ter impacto ambiental, tendo em vista que os painéis seriam instalados nas casas e prédios, aproveitando os espaços urbanos.

A missão é utilizar o dinheiro do subsídio e instalar painéis solares para todos. “Usando ou não, todos pagam a taxa mínima. Nesse projeto elimina-se essa tarifa para viabilizar que as pessoas em vulnerabilidade social tenham acesso à energia solar”, finalizou.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Os benefícios da geração distribuída solar no Brasil são inúmeros. Alguns deles são:

Redução de perdas durante a distribuição: Toda vez que a energia é gerada de forma centralizada, ela viaja por quilômetros até chegar aos devidos centros de distribuição, ou seja, a energia é enviada para diversos pontos, até chegar ao seu destino, fazendo assim, com que ocorram altos gastos coma construção de linhas de distribuição e também com que ocorram perdas durante o processo de transmissão. A geração distribuída colabora com a diminuição significativa dessas perdas, já que a maior parte do que se gera é consumido no próprio local.

Mais estabilidade para o sistema: Em momentos em que não pode suprir a demanda sozinho como, por exemplo, durante a noite e dias nublados, o excedente gerado anteriormente pode ser usado, fazendo com que o sistema se torne mais confiável com a geração distribuída, que faz com que seja evitado a falta de energia na unidade consumidora.

Redução dos gastos com energia elétrica: Vale ressaltar que, apenas em novembro do ano passado, os consumidores que geraram a própria energia ajudaram o setor a poupar mais de 400 milhões com as termelétricas, por conta da geração distribuída.

O crescimento da energia solar nos últimos anos

A distribuição de sistemas de energia solar no mundo tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Segundo a IEA, até 2022 o uso de energia solar poderá chegar a 30% em países como a China, Alemanha, Japão e EUA, que possuem uma maior capacidade instalada de geração.

No Brasil há uma matriz energética predominantemente renovável que se sobressai entre tantos países líderes em produção mundial. O nosso país conta com níveis de irradiação solar superiores aos de países onde projetos de aproveitamento de energia solar são explorados em larga escala, como Alemanha, França e Espanha.

Estima-se que a capacidade instalada de geração solar chegue a 13 GW em 2026, sendo 9,6 GW de geração centralizada e 3,4 GW de geração distribuída, de acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia.

Sobre o INEL Brasil

O Instituto Nacional de Energia Limpa e Sustentável (INEL Brasil) é um centro de inteligência para apoiar os esforços em prol das fontes de energia limpa e sustentável. A INEL Brasil tem o intuito de promover a democratização de acessibilidade da sociedade a uma energia limpa e mais barata.

O Objetivo da INEL Brasil é acelerar o ciclo de inovação para alcançar emissões líquidas zero até 2050. Segundo a INEL Brasil os seres humanos inovam há milhares de anos, da madeira ao carvão e ao petróleo, sua tecnologia se tornou cada vez mais eficiente.

A colaboração do Secretário de assuntos regulatórios da Inel Brasil, Lucas Cortez Pimentel foi de suma importância para o desenvolvimento desta matéria.

OBS: Este conteúdo se trata de uma entrevista exclusiva entre a Inel e CPG, qualquer replica para publicação em outros lugares devem ser colocados os devidos créditos ao autor e site.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos