1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Inédito no Brasil, em linha com as demandas globais e nacionais de descarbonização, o biodiesel será testado em transporte marítimo neste ano
Tempo de leitura 5 min de leitura

Inédito no Brasil, em linha com as demandas globais e nacionais de descarbonização, o biodiesel será testado em transporte marítimo neste ano

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 15/01/2022 às 11:16
Atualizado em 16/01/2022 às 11:07
bunker - biodiesel - transporte - combustível - preço - petróleo
Bunker One – Brasil o maior produtor de biodiesel do mundo

Bunker One, líder mundial no fornecimento de combustíveis e lubrificantes para navegação, patrocina pesquisa para viabilizar adição segura de biodiesel aos combustiveis marítimos

Em linha com as demandas globais e nacionais de descarbonização, a Bunker One, líder mundial no fornecimento de combustíveis (bunker) e lubrificantes para navegação, está investindo no desenvolvimento de uma nova categoria de combustível marítimo no Brasil. A empresa firmou uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para estudar a viabilidade da adição de 7% de biodiesel ao óleo diesel marítimo.

Leia também

Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel do mundo

A expectativa é de que, em até oito meses, sejam apresentados resultados que confirmem essa viabilidade e que possam contribuir para a criação de uma política pública sustentável para a indústria de navegação. O objetivo do projeto é reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e aproveitar o potencial desta fonte de energia renovável no Brasil, que é o segundo maior produtor de biodiesel do mundo.

“O mercado de navegação pode oferecer um ganho de escala ímpar ao setor do biodiesel, e acreditamos que viabilizar a adição segura de biodiesel aos combustíveis marítimos é uma solução estratégica para o fortalecimento do Brasil. A Bunker One já desenvolve com sucesso projetos deste tipo em outros países e o Brasil é um mercado importante para nossas operações. Queremos inovar aqui também, colaborando para o crescimento sustentável do setor de navegação na região, além de criar uma alternativa para indústria do biodiesel, que foi impactada com a redução da quantidade de biodiesel na mistura com o diesel rodoviário”, afirma o presidente da Bunker One, Flavio Ribeiro.

As pesquisas em campo serão realizadas nos rebocadores da Bunker One que operam no Rio de Janeiro, e os demais estudos serão realizados no Laboratório de Análises Ambientais, Processamento Primário e Biocombustíveis da UFRN, uma referência nacional nos estudos relacionados ao setor de biocombustíveis. O trabalho será conduzido por sete pesquisadores da UFRN, com a coordenação da professora Amanda Duarte Gondim, Doutora em Química, Petróleo e Energias Renováveis. Todos os testes serão realizados de acordo com as resoluções da Agência Nacional de Petróleo, a partir de misturas que serão avaliadas durante a armazenagem e aplicação. 

O uso do biodiesel no transporte terrestre já é uma realidade no país

A aplicação do biodiesel no transporte terrestre já é uma realidade no Brasil, mas ainda não acontece no transporte aquaviário. Esta mudança tem potencial para reduzir a dependência de combustíveis fósseis para o meio de transporte marítimo, ajudar no combate às alterações climáticas e melhorar a qualidade do ar.  

“Acreditamos que esse projeto possa ter um impacto macroeconômico significativo para o Brasil. Viabilizando a adição do biodiesel nos combustíveis para navegação e buscando a homologação desse produto no cenário mundial, os produtores de biodiesel poderão aumentar sua escala através da possibilidade de exportação desse insumo para a indústria de bunker internacional. Dada a vocação do Brasil para a produção de matérias-primas renováveis, setores do agronegócio também tendem a ser impactados positivamente. Um exemplo é o farelo de soja, que é o principal ingrediente da ração animal e que poderia ter seu preço reduzido em função do aumento do esmagamento da soja para produção de biodiesel”, analisa Flavio Ribeiro.

Ao avaliar as propriedades físico–químicas das misturas diretamente nas embarcações, a pesquisa terá condições de trazer análises mais assertivas sobre os gargalos tecnológicos para adição do biodiesel em combustíveis marítimos e apontar caminhos para difundir o uso do biodiesel no setor. 

Sobre a Bunker One 

A Bunker One tem suas origens na Dinamarca, onde seu grupo empresarial surgiu há mais de 140 anos, a partir da fundação de uma empresa de navegação, em 1876. Ao longo dos anos, a companhia tornou-se pioneira na comercialização de bunker, sendo reconhecida pelo mercado como um dos mais respeitados fornecedores deste produto no mundo. Atualmente, a Bunker One tem operações em mais de 20 países e é líder mundial no fornecimento de combustíveis e lubrificantes para navegação.

No Brasil, a sede da Bunker One está localizada no Rio de Janeiro, de onde são coordenadas suas atividades em vários portos brasileiros. A empresa está em processo de expansão, que prevê a abertura de filiais em outras regiões do país com oportunidades de negócios que combinem demandas de desenvolvimento local com a expertise do grupo.

A Bunker One tem como objetivo fazer com que a compra de combustível marítimo seja um processo simples e transparente, oferecendo um serviço confiável, rápido e eficiente. Tendo como foco o cliente, a empresa agrega sua experiência internacional e a presença local para que todos os projetos de seus parceiros sejam bem-sucedidos. 

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos