Industria naval gaúcha se frusta porque a MODEC escolheu a Brasfels ao invés da EBR

estleiro ebr industria naval modec
 

Sem trabalhos nos polos navais gaúchos à algum tempo, havia expectativa que o FPSO Carioca MV30 fosse construído no estaleiro EBR

“Desolação total”, estas são as palavras que definem à atual situação da industria naval do Rio Grande do Sul após a MODEC escolher o Estaleiro Brasfels do Grupo Keppel ao invés do Estaleiro EBR para a construção de sua unidade offshore que atuará no pré-sal. Lideres da cidade do Rio Grande e São José do Norte estão simplesmente “estupefatos”, dado a expectativa destas obras irem para os estaleiros gaúchos.

Eram esperados a geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos se o projeto de construção dos módulos fossem construídos no RS, dados do Vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, Sadi Machado.

Está noticia também acabou chegando em Porto Alegre e causando um certo “desconforto”, com receio de que apenas os estaleiros do Rio de Janeiro sejam priorizados nestes e outros projetos futuros na industrial naval.

Segundo o deputado do PT Nelsinho, que também é metalúrgico, ressalta que o as governanças tem estado ausentes no que se diz respeito ao polo naval gaúcho. Já o Poder Executivo do RS diz que esta fazendo todo possível para que o setor volte a gerar atividades e renda.

Obras da Modec na Brasfels

No dia 22 de julho de 2018, o Grupo Keppel assinou junto a MODEC o contrato da construção dos módulos Topside e integração do FPSO Carioca MV30 no estaleiro Brasfels, localizado em Angra dos Reis – RJ. Segundo nota do grupo, as contratações e o inicio das obras devem iniciar antes do fim de 2018. Ativem as notificações da pagina, do site e do aplicativo para serem avisados quando iniciarem os processos. Para mais detalhes destas obras, acessem a matéria completa aqui.

Gostaria de Ganhar um Curso de CBSP+HUET, 100% Grátis?

Em dezembro de 2018, sortearemos dois cursos combos de CBSP( Curso Básico de Segurança em Plataforma) e HEUT( Escape de Aeronave Submersa). Acontece que estes cursos são caros e muitas que desejam fazer pela primeira vez ou fazer uma reciclagem, estão com dificuldades devido a atual situação de empregabilidade. O Click Petróleo e Gás em reconhecimento a você leitor, com o patrocínio da Shelter Cursos e Treinamentos,  sortearemos estas certificações. Como participar...? É muito simples! Compartilhem ao máximo nos postagens nas redes sociais como ( Facebook, Linkedin, Whatsapp e etc)  e em seus grupos de amigos! Se tudo der certo, todos os meses a partir de dezembro sortearemos estes e outros cursos. As formas, regras e parâmetros para o sorteiro serão divulgados neste final de semana em nossas redes sociais. Aproveitem e visitem o site da  Shelter Cursos e Treinamentos clicando aqui, há muitos treinamentos na área de petróleo e gás disponíveis.
The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior