No ano de 2022, a Indústria brasileira de implementos rodoviários encerrou consolidando uma recuperação importante. A confirmação veio através dos números oficiais da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR).
De acordo com a pesquisa, cerca de 154.744 implementos rodoviários foram entregues em todas as partes do Brasil de janeiro a dezembro do ano anterior, excluso apenas 4,87% em relação ao acumulado do ano de 2021, quando se deu mais ou menos 162.674 exemplares em comercialização.
“Pelo segundo ano consecutivo o setor se posicionou em um patamar de negócios acima das 150 mil unidades o que consolidação da atividade”, conta José Carlos Spricigo, o presidente da ANFIR. “A diferença de menos de 5% de um ano para o outro é pequena demais para se considerar como queda. Em 2022 aconteceram fatores que refletiram nesses resultados e refletirão em 2023”, completa ele.
Entre os fatores que se destacam pela entidade no inicio da comercialização dos semirreboques com o 4° eixo, uma configuração ganhou a preferência dos transportadores do Brasil em relação aos demais bitrens. “Por isso o menor número de produtos vendidos não significou necessariamente queda nos negócios” explica o presidente da ANFIR.
- DAF Caminhões está agora apostando nos mercados de mineração, construção e setor florestal, trazendo modelos robustos da linha CF para enfrentar qualquer terreno e carga
- Brasil negocia Nova Rota da Seda com a China para conectar o país ao maior mercado do mundo; Investimentos do gigante asiático já movimentou mais de R$ 5,8 TRILHÕES DE REAIS!
- Desabamento Dramático! Guindaste gigante colapsa no Porto de Keelung, esmaga contêineres e paralisa operações – O que vem a seguir?
- Ferrovia abandonada: Governo dispara investimentos milionários na Ferrovia Centro-Atlântica!
Em 2022 também houve uma reflexão com os negócios de Fenatran. Cerca de 50 empresas do setor de produção de implementos presente no evento realizaram um negócio da ordem de cerca de R$ 3,5 bilhões que serão terminados nos próximos meses desse ano, de acordo com a ANFIR. “As entregas das vendas na Fenatran começam na feira e seguem pelo ano seguinte. Isso altera positivamente o resultado do desempenho”, conta Spricigo.
No ano passado foram comercializados cerca de 71.601 carrocerias sobre chassi, levando em recuo de 1,01% em relação ao total do ano de 2021, quando foram comercializadas mais de 72.335 unidades, considerando cada segmento separado.
O segmento de reboques e remirreboques teve seu encerramento em 2022 com um total de cerca de 83.143 unidades comercializadas, tendo uma queda de 7,97% em relação ao mesmo período do ano de 2021.