A indústria 4.0 é marcada por diversos avanços tecnológicos, mas é importante ressaltar às demais revoluções industriais, antes da primeira revolução industrial, a produção do mundo inteiro era manual, até que chegou o momento das primeiras máquinas a vapor.
Na segunda revolução, a energia a vapor foi substituída pela energia elétrica, e às máquinas tornaram-se muito menores e mais produtivas.
E a última grande revolução foi muito importante, por conta da automação das máquinas, e o nível de uma nova aplicação da informática, dando o poder de “personalização” na linha de produção.
- Uma empresa inovadora do setor da construção civil planeja investir R$ 80 milhões em nova fábrica no Sul do Brasil — Muitos empregos gerados
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
Levando em considerando os principais fatores da Indústria 4.0, preparamos esse conteúdo para mostrar as grandes revoluções. Boa leitura!
O que é a Indústria 4.0
A indústria 4.0 é uma grande revolução no ramo industrial, porque caminha para a automação em todos os procedimentos, gerando grandes lucros para a empresa em relação a produtividade e grandes resultados.
Além disso, os colaboradores ganham um aumento maior no quesito de segurança, diminuição do esforço físico em diversos processos, fazendo com que exista uma otimização no tempo para realização de novos processos.
Outro fator muito importante, é que a revolução industrial se apoia em três grandes pilares fundamentais, que vamos falar a seguir.
A famosa Internet das Coisas
Um dos assuntos mais populares do momento é a internet das coisas, totalmente integrada a rede de objetos físicos, ambientes, veículos, máquinas e diferentes dispositivos, permitindo diversas trocas de dados.
Já o Big Data Analytics é a estrutura de dados que usa ferramentas de captura, análise e gerenciamento de captura, operando como um grande cérebro.
No segmento da indústria, a ação desses itens, acontece da seguinte forma na prática: a internet das coisas integra informações de status do processo, e o Big Data Analytics processa esses dados procurando por melhorias no processo.
Imagine que alguns dos processos industriais que utilizam água são obrigados a fazer o tratamento do líquido, e o processo é realizado em uma estação de tratamento de efluentes, ou terceirizam essa opção.
Realizando a aplicação da internet das coisas, integrada ao Big Data Analytics, o sistema pode acompanhar o volume de resíduos efluentes produzidos, e já começar o tratamento de acordo com a demanda, sem desperdício.
Robôs e as grandes revoluções
A robótica é um elemento fundamental em meio às grandes revoluções, pois o principal conceito de máquinas está conectado entre sensores, processamento e atuação. Como vimos no tópico anterior sobre a capacidade dos sensores e processamento, esse mix comenda às operações dos robôs autônomos.
Mas, esse momento do processo é bem delicado, porque a grande vantagem da robótica está na “inexperiência”, isso acontece porque o ser humano ganha vivência na prática e com o trabalho.
No caso dos robôs, também ganham experiência, para isso ferramentas de simulação são utilizadas para processamento de dados reais, e da experiência dos desenvolvedores para criar soluções inteligentes, para os problemas atuais.
Impactos da Indústria 4.0
Imagine um grande shopping, que utiliza o sistema de Fan Coil para refrigeração, que gera um alto volume de manutenção de chiller para que tudo possa funcionar bem e de forma correta. O sistema pode acompanhar o desempenho do equipamento, e com esses tipos de ferramentas, já podem definir todo o trabalho de uma equipe de manutenção.
Ou no caso de uma empresa que realiza o revestimento de cilindros, pode ter como vantagem a sua experiência sistêmica, para estabelecer quais os os tipos de tratamentos mais adequados para as devidas aplicações, determinando a produção para fazer os processos de maneira padronizada e com alta qualidade.
Como vimos ao longo deste conteúdo, a indústria continua se revolucionando todos os dias, gerando grandes impactos no nosso mundo e transformando a vida de todos!
Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o Click Petróleo e Gás.