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Início Incrível obra-prima da engenharia: O maior e mais poderoso motor a jato do mundo, com turbina de 3,56 metros e 64MW de potência, é forçado até seu limite

Incrível obra-prima da engenharia: O maior e mais poderoso motor a jato do mundo, com turbina de 3,56 metros e 64MW de potência, é forçado até seu limite

28 de abril de 2024 às 06:55
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motor - turbina - Rolls-Royce - Ford - ultrafan
O maior e mais potente motor a jato do mundo foi testado ao limite / Imagem Rolls-Royce

O gigante motor Rolls-Royce com sua turbina poderosa está prestes a realizar um feito histórico global na indústria de aviação

A Rolls-Royce, a gigante fabricante de motores a jato, atingiu um marco em direção à sustentabilidade com seu UltraFan, o maior e mais potente motor a jato do mundo. Este feito impressionante revela não apenas avanços tecnológicos, mas também um compromisso firme com o uso de combustíveis 100% sustentáveis.

A Rolls-Royce, anunciou que não apenas o UltraFan atingiu sua potência máxima com combustível ecologicamente correto, mas seus motores civis existentes são totalmente compatíveis com essa inovação. Esta proeza tecnológica sinaliza uma mudança significativa na indústria da aviação em direção a um futuro mais verde e eficiente.

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Assista o vídeo abaixo e conheça o monstruoso motor britânico

O UltraFan não é apenas uma conquista em termos de sustentabilidade; é um salto gigantesco em eficiência e inovação na aviação. Com um ventilador impressionante de 3,56 m, capaz de gerar 64 MW de potência, esse motor é uma obra-prima de engenharia. Seus testes em solo revelaram um empuxo máximo de 85 mil libras, projetando-se para alcançar 110 mil libras em aeronaves de fuselagem estreita ou larga na próxima década.

UltraFan: gigante da eficiência e inovação na aviação

O coração do UltraFan é seu turbofan, dotado de um sistema de ventilador de passo variável. Essa característica permite a otimização da velocidade da turbina e do ventilador, enquanto as pás do ventilador compostas de carbono adaptam-se, proporcionando eficiência máxima em todas as fases do voo. Com o uso de compósitos no motor, o UltraFan é 10% mais eficiente que seu antecessor, o Trent XWB, tornando-o não apenas poderoso, mas também mais leve e ecológico.

A Rolls-Royce não apenas revelou uma conquista tecnológica com o UltraFan, mas também sinalizou uma mudança abrangente em sua visão de futuro. A empresa afirma que as tecnologias pioneiras do UltraFan poderão ser incorporadas a outros motores, todos certificados para uso exclusivo com combustíveis sustentáveis. Dentre os modelos certificados, destacam-se o motor do jato executivo BR710, Trent 700, Trent 800, Trent 900, Trent 1000, Trent XWB-84, Trent XWB-97, Trent 7000, BR725, Pearl 700, Pearl 15 e Pearl 10X.

Rolls-Royce está prestes a realizar um feito histórico

Ao equipar o Trent 1000, que impulsiona o Boeing 787 Dreamliner, a Rolls-Royce está prestes a realizar um feito histórico: o primeiro voo transatlântico abastecido integralmente com combustível sustentável. Este avanço não apenas demonstra a viabilidade técnica, mas também desafia as normas vigentes, já que os padrões internacionais atualmente permitem apenas 50% de mistura de combustível sustentável. A expectativa é que voos de teste e demonstrações em solo dissipem quaisquer dúvidas sobre obstáculos técnicos, pavimentando o caminho para uma aviação mais verde.

Em busca do Net Zero até 2050, a Rolls-Royce destaca a importância crucial da UltraFan e de turbinas a gás de última geração. Estima-se que 80% da solução total para atingir essa meta dependa dessas tecnologias avançadas, reforçando o compromisso da empresa em liderar a transição para uma aviação mais sustentável.

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