Um garoto de apenas 11 anos fez uma descoberta inacreditável ao resgatar uma gravura renascentista de 500 anos em um lixão. Veja como essa obra de arte valiosa e misteriosa foi parar no lixão e surpreendeu especialistas!
Um garoto de apenas 11 anos fez uma descoberta incrível ao resgatar uma obra de arte misteriosa em um lixão. O que parecia apenas uma impressão antiga revelou-se uma gravura renascentista rara, criada por ninguém menos que Albrecht Dürer, o renomado artista alemão.
A peça, que permaneceu escondida por mais de uma década, está agora prestes a ser leiloada, com expectativas de alcançar mais de US$ 26.000.
O resgate de um tesouro renascentista
A história começa com Mat Winter, hoje com 24 anos, que, desde criança, desenvolveu o hábito de procurar tesouros em um lixão local na cidade de Cranbrook, sul da Inglaterra.
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Com apenas 11 anos, Winter encontrou o que seria uma das suas maiores descobertas. “Um dia, uma senhora estava jogando fora algumas coisas, e entre elas, havia uma impressão que me chamou a atenção“, relembra Winter. A mulher, sem saber do valor da obra, ficou feliz em lhe entregar o objeto.
Por mais de 13 anos, a gravura permaneceu guardada em um armário, junto a outras descobertas de Winter, até que ele decidiu verificar se aquela impressão tinha algum valor real. Quando finalmente levou a peça para uma avaliação profissional, ele ficou surpreso com a resposta.
A revelação da obra de arte
Mat Winter entrou em contato com Jim Spencer, um experiente diretor de leilões de livros raros, e o apresentou à impressão. Inicialmente, Spencer não tinha grandes expectativas, mas ao abrir o pacote, sua percepção mudou completamente.
“Removi o plástico-bolha e imediatamente fiquei maravilhado. Minhas mãos tremiam enquanto segurava a gravura contra a luz“, conta Spencer. “O papel vergê era perfeito para o período, e a qualidade da impressão era algo fora do comum. Só uma pessoa poderia ter feito isso — Albrecht Dürer.”
A obra, uma cópia da famosa xilogravura Knight, Death and the Devil (1513), é uma das três “Meisterstiche” de Dürer, conhecidas como “gravuras mestras“. Nessa ilustração, um cavaleiro enérgico cavalga acompanhado por uma figura sombria que carrega uma ampulheta, simbolizando a morte, enquanto um diabo o segue de perto.
Uma obra autêntica
Spencer, ciente da raridade do achado, procurou imediatamente o Museu Britânico para confirmar sua autenticidade. Lá, especialistas compararam a gravura com outras três presentes no acervo da instituição. Um detalhe crucial selou o destino da obra de arte: um arranhão quase imperceptível sobre a cabeça do cavalo, resultado de um defeito na placa de cobre usada por Dürer, posteriormente corrigido em edições futuras.
Essa marca foi essencial para provar que a impressão de Winter era uma das primeiras edições da obra. “É a gravura mais importante que já cataloguei e ofereci à venda“, declarou Spencer. Embora a peça tenha sido colada em uma montagem, possivelmente por volta de 1900, o que pode reduzir um pouco seu valor, a clareza e os contrastes da impressão são extraordinários.
Quem era Albrecht Dürer
Nascido em 1471, Dürer é considerado um dos maiores mestres da gravura renascentista. Seu trabalho foi altamente influenciado por contemporâneos como Leonardo da Vinci, e sua habilidade técnica continua a impressionar artistas e estudiosos até os dias de hoje.
Embora Dürer também tenha se aventurado na pintura, suas gravuras, especialmente as feitas em placas de cobre, são vistas como sua contribuição mais duradoura para o mundo da arte.
O leilão da obra de Dürer está previsto para ser finalizado em 18 de setembro, e a peça poderá arrecadar uma quantia significativa. Embora colada em uma montagem antiga, o valor estimado ultrapassa os US$ 26.000, mas em condições ideais, a impressão poderia alcançar até £ 200.000 (mais de US$ 260.000).
Para Mat Winter, a descoberta é o ápice de anos de busca por objetos curiosos e antigos. Desde muito jovem, ele desenvolveu um interesse por antiguidades, sempre à procura de itens descartados que pudessem ter valor. E, embora a maioria das suas descobertas não seja de grande relevância, o achado da gravura de Dürer transformou sua curiosidade infantil em um golpe de sorte extraordinário.
Jim Spencer conclui que a obra de Dürer é um exemplo claro da genialidade do artista. “As gravuras em cobre de Dürer são sobre-humanas”, afirma Spencer. “Elas são tão incríveis e inspiradoras quanto qualquer coisa que se possa ver, e essa obra é um testemunho vivo de sua habilidade inigualável.”