Obras de infraestrutura e novos dispositivos de segurança transformam a BR-163, rodovia estratégica para o transporte e escoamento agrícola, trazendo melhorias no pavimento, sinalização e monitoramento em pontos críticos.
A BR-163, uma das principais rodovias federais do país, localizada entre o Oeste e Sudoeste do Paraná, passa por uma reestruturação significativa desde que a concessionária EPR Iguaçu assumiu a gestão de 662 quilômetros do trecho, em 2025.
O projeto de requalificação prevê a substituição de quase 600 placas de concreto em pontos de pavimento rígido, além da instalação de novos radares e revitalização de sinalização em locais considerados críticos para a segurança viária.
BR-163: corredor logístico e foco de investimentos
Em pouco mais de dois meses de atuação, a EPR Iguaçu já realizou a recuperação de 220 quilômetros de rodovia.
-
Brasil perde mais de R$ 1 bilhão com atrasos nos portos: exportação de café colapsa em meio ao caos logístico
-
Com 18 mil hectares e 3.900 trabalhadores, ex-cobrador vira o ‘rei do café’ no Brasil
-
Novo salário mínimo de R$ 1.518 dá reajuste de R$ 106, mas deixa trabalhador com só R$ 1.401 líquidos
-
De volta à era dos trens de passageiros? Setor ferroviário brasileiro vive expansão inédita com PPPs, fábricas reativadas e projetos bilionários em todo o país
Revitalizou mais de 190 mil metros quadrados de sinalização horizontal, e instalou ou substituiu mais de 1.920 placas de sinalização vertical.
O processo também incluiu limpeza e roçada em cerca de 1.500 quilômetros.
O cronograma de melhorias começou pela região Sudoeste, considerada estratégica para o escoamento de produção agrícola e para a economia estadual, conforme dados do setor logístico.
Por que a BR-163 é tão importante?
Trata-se de um corredor fundamental para o transporte de cargas entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o porto de Paranaguá, responsável pelo escoamento de grande parte da produção de grãos do país.
Esse fluxo intenso justifica o foco em medidas de segurança, como a implementação de radares e reforço na sinalização.
Recuperação do pavimento: substituição de placas de concreto
A requalificação do pavimento da BR-163 tornou-se necessária devido à identificação de vários trechos com problemas estruturais graves, sobretudo nas áreas com pavimento rígido.
Segundo a concessionária, até julho de 2025 já foram substituídas 140 placas de concreto e a meta é ultrapassar 570 unidades ao final da intervenção.
Entre as principais etapas do processo de recuperação estão o corte, demolição, retirada das placas comprometidas, preparação da base, concretagem, curas química e úmida, corte das juntas e selagem, com inspeções e testes em cada fase.
Nos segmentos de pavimento flexível, ou seja, onde há asfalto tradicional, os trabalhos de requalificação — como tapa-buracos, fresagem e aplicação de microrrevestimento — já somam mais de 70 quilômetros de extensão, utilizando aproximadamente 30 mil toneladas de massa asfáltica.
Os investimentos refletem em melhoria perceptível para quem circula pela rodovia.
“Eu utilizo a rodovia com frequência para fazer atendimento a veículos danificados. Sinto que a pista já ficou mais segura. Vejo que ainda está em processo de melhoria, mas já é mais confortável e tranquilo de transitar por lá”, relata o eletricista Igor Grapiglia, morador da região.
Segurança viária e novos radares: foco nos pontos críticos
A segurança viária, uma das prioridades do projeto, motivou o mapeamento de três pontos considerados de maior risco na BR-163, todos localizados no Sudoeste paranaense.
No km 138, onde se registram excessos de velocidade, estão sendo implantados tachões e marcadores de alinhamento de pista, além da revitalização completa da sinalização horizontal.
Essas intervenções visam aumentar a visibilidade e a compreensão dos motoristas sobre as características do trecho, reduzindo o risco de acidentes.
Já no km 141, um retorno com alta incidência de acidentes, está prevista a revitalização total da sinalização e melhorias no pavimento, medidas que buscam melhorar o entendimento do fluxo de veículos e orientar condutores quanto à organização da via.
O km 160, outro ponto crítico, será alvo de intervenções como readequação da sinalização, obras de melhoria no pavimento e instalação de dispositivos para forçar a redução de velocidade, visando aumentar a segurança dos usuários, principalmente em trechos sinuosos.
Essas ações de requalificação se somam à previsão de instalação de novos radares nos três pontos citados, uma iniciativa que aguarda aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os dispositivos eletrônicos vão monitorar e fiscalizar o limite de velocidade, buscando reduzir o número de incidentes e garantir maior respeito às regras de trânsito.
Após a aprovação dos órgãos responsáveis, a instalação dos radares será comunicada oficialmente à população.
Gestão integrada e diálogo com a comunidade
Além das melhorias estruturais e tecnológicas, a concessionária mantém diálogo constante com as comunidades locais e autoridades regionais, priorizando intervenções emergenciais apontadas em conjunto durante reuniões técnicas.
“Ao longo de todo o trecho a segurança dos usuários é nossa prioridade absoluta. Temos atuado em diversas frentes, reforçando o número de equipes, para garantir a eficiência e trafegabilidade, proporcionando uma experiência de mobilidade mais segura e confortável para todos“, afirma Marcos Moreira, diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná.
O diretor-executivo da concessionária, Silvio Caldas, detalha que, além das obras, a rotina de inspeção é permanente para garantir a durabilidade e eficiência do pavimento.
“O processo de recuperação de pavimento rígido é complexo e precisa seguir uma série de etapas para que alcance a qualidade, durabilidade e segurança desejadas. Durante todas as etapas são realizadas inspeções e testes para garantir a qualidade do trabalho, incluindo nivelamento, alinhamento, espessura e resistência do pavimento, para que possa suportar o tráfego de forma eficiente e prolongar sua vida útil“, explica.