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Importante rodovia federal recebe 600 placas de concreto e novos radares em trechos com alto índice de incidentes

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 05/08/2025 às 16:18
BR-163 recebe 600 placas de concreto e novos radares em trechos críticos no Paraná para aumentar segurança viária e modernizar a rodovia.
BR-163 recebe 600 placas de concreto e novos radares em trechos críticos no Paraná para aumentar segurança viária e modernizar a rodovia.
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Obras de infraestrutura e novos dispositivos de segurança transformam a BR-163, rodovia estratégica para o transporte e escoamento agrícola, trazendo melhorias no pavimento, sinalização e monitoramento em pontos críticos.

A BR-163, uma das principais rodovias federais do país, localizada entre o Oeste e Sudoeste do Paraná, passa por uma reestruturação significativa desde que a concessionária EPR Iguaçu assumiu a gestão de 662 quilômetros do trecho, em 2025.

O projeto de requalificação prevê a substituição de quase 600 placas de concreto em pontos de pavimento rígido, além da instalação de novos radares e revitalização de sinalização em locais considerados críticos para a segurança viária.

BR-163: corredor logístico e foco de investimentos

Em pouco mais de dois meses de atuação, a EPR Iguaçu já realizou a recuperação de 220 quilômetros de rodovia.

Revitalizou mais de 190 mil metros quadrados de sinalização horizontal, e instalou ou substituiu mais de 1.920 placas de sinalização vertical.

O processo também incluiu limpeza e roçada em cerca de 1.500 quilômetros.

BR-163 recebe 600 placas de concreto e novos radares em trechos críticos no Paraná para aumentar segurança viária e modernizar a rodovia.
BR-163 recebe 600 placas de concreto e novos radares em trechos críticos no Paraná para aumentar segurança viária e modernizar a rodovia.

O cronograma de melhorias começou pela região Sudoeste, considerada estratégica para o escoamento de produção agrícola e para a economia estadual, conforme dados do setor logístico.

Por que a BR-163 é tão importante?

Trata-se de um corredor fundamental para o transporte de cargas entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o porto de Paranaguá, responsável pelo escoamento de grande parte da produção de grãos do país.

Esse fluxo intenso justifica o foco em medidas de segurança, como a implementação de radares e reforço na sinalização.

Recuperação do pavimento: substituição de placas de concreto

A requalificação do pavimento da BR-163 tornou-se necessária devido à identificação de vários trechos com problemas estruturais graves, sobretudo nas áreas com pavimento rígido.

Segundo a concessionária, até julho de 2025 já foram substituídas 140 placas de concreto e a meta é ultrapassar 570 unidades ao final da intervenção.

Entre as principais etapas do processo de recuperação estão o corte, demolição, retirada das placas comprometidas, preparação da base, concretagem, curas química e úmida, corte das juntas e selagem, com inspeções e testes em cada fase.

Nos segmentos de pavimento flexível, ou seja, onde há asfalto tradicional, os trabalhos de requalificação — como tapa-buracos, fresagem e aplicação de microrrevestimento — já somam mais de 70 quilômetros de extensão, utilizando aproximadamente 30 mil toneladas de massa asfáltica.

Os investimentos refletem em melhoria perceptível para quem circula pela rodovia.

“Eu utilizo a rodovia com frequência para fazer atendimento a veículos danificados. Sinto que a pista já ficou mais segura. Vejo que ainda está em processo de melhoria, mas já é mais confortável e tranquilo de transitar por lá”, relata o eletricista Igor Grapiglia, morador da região.

Segurança viária e novos radares: foco nos pontos críticos

A segurança viária, uma das prioridades do projeto, motivou o mapeamento de três pontos considerados de maior risco na BR-163, todos localizados no Sudoeste paranaense.

No km 138, onde se registram excessos de velocidade, estão sendo implantados tachões e marcadores de alinhamento de pista, além da revitalização completa da sinalização horizontal.

Essas intervenções visam aumentar a visibilidade e a compreensão dos motoristas sobre as características do trecho, reduzindo o risco de acidentes.

Já no km 141, um retorno com alta incidência de acidentes, está prevista a revitalização total da sinalização e melhorias no pavimento, medidas que buscam melhorar o entendimento do fluxo de veículos e orientar condutores quanto à organização da via.

O km 160, outro ponto crítico, será alvo de intervenções como readequação da sinalização, obras de melhoria no pavimento e instalação de dispositivos para forçar a redução de velocidade, visando aumentar a segurança dos usuários, principalmente em trechos sinuosos.

Essas ações de requalificação se somam à previsão de instalação de novos radares nos três pontos citados, uma iniciativa que aguarda aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os dispositivos eletrônicos vão monitorar e fiscalizar o limite de velocidade, buscando reduzir o número de incidentes e garantir maior respeito às regras de trânsito.

Após a aprovação dos órgãos responsáveis, a instalação dos radares será comunicada oficialmente à população.

Gestão integrada e diálogo com a comunidade

Além das melhorias estruturais e tecnológicas, a concessionária mantém diálogo constante com as comunidades locais e autoridades regionais, priorizando intervenções emergenciais apontadas em conjunto durante reuniões técnicas.

Ao longo de todo o trecho a segurança dos usuários é nossa prioridade absoluta. Temos atuado em diversas frentes, reforçando o número de equipes, para garantir a eficiência e trafegabilidade, proporcionando uma experiência de mobilidade mais segura e confortável para todos“, afirma Marcos Moreira, diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná.

O diretor-executivo da concessionária, Silvio Caldas, detalha que, além das obras, a rotina de inspeção é permanente para garantir a durabilidade e eficiência do pavimento.

O processo de recuperação de pavimento rígido é complexo e precisa seguir uma série de etapas para que alcance a qualidade, durabilidade e segurança desejadas. Durante todas as etapas são realizadas inspeções e testes para garantir a qualidade do trabalho, incluindo nivelamento, alinhamento, espessura e resistência do pavimento, para que possa suportar o tráfego de forma eficiente e prolongar sua vida útil“, explica.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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