O IFSUL anunciou a abertura de milhares de vagas em cursos gratuitos EAD para estudantes com ensino fundamental incompleto ou completo.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio Grandense (IFSUL) está oferecendo milhares de novas vagas em cursos gratuitos EAD. A instituição está disponibilizando inscrições para 30 mil vagas, e a exigência para participar é que os candidatos possuam ensino fundamental I ou ensino fundamental II e idade mínima de 16 a 18 anos. A duração das formações varia de 160 a 200 horas.
Lista de cursos gratuitos disponíveis no IFSUL
Os cursos EAD disponíveis são para Agente de Alimentação Escolar, Agricultor Orgânico, Agente de Limpeza Urbana, Assistente de Contabilidade, Programação e Controle de Produção, Assistente de Planejamento, Assistente de Tesouraria, Garçom, Copeiro, Cuidador de Idosos, Mensageiro, Instalador de Redes de Computadores e Mensageiro em Meio de Hospedagem.
É importante lembrar que os cursos gratuitos do IFSUL são de Formação Inicial Continuada (FIC) do Programa Emprega Mais. O curso de Agricultor Orgânico exige ensino fundamental I Incompleto (1ª a 5ª série). Já os cursos de Agente de Limpeza Urbana, Mensageiro e Copeiro em Meio de Hospedagem exigem ensino fundamental I completo.
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
- Que tal fazer um curso no Senai? Instituição abre quase 16 MIL vagas para diversos cursos em áreas do conhecimento, como administração, design gráfico, eletromecânica, informática, logística e marketing
Já os cursos EAD de Agente de Alimentação Escolar, Assistente de Planejamento, Assistente de Contabilidade, Programa e Controle de Produção, Cuidador de Idosos, Tesouraria, Garçom, Instalador e Reparador de Redes de Computadores exigem ensino fundamental II completo.
Inscrições nos cursos gratuitos do IFSUL
As inscrições para as vagas em cursos EAD são gratuitas e podem ser realizadas até 23h59 do dia 14 de agosto. É necessário apenas entrar na página Emprega Mais do IFSUL e preencher um formulário com dados essenciais como Nome Completo, CPF, E-mail, Endereço, entre outros.
É possível se candidatar em até 4 vagas, sendo necessário enviar a seguinte documentação:
Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), cópia do Documento de Identidade (RG), cópia do Histórico Escolar, comprovante de Ensino Fundamental ou Ensino Fundamental II, dependendo do curso escolhido. Serão homologadas as primeiras 2,5 mil inscrições em cada curso, totalizando as 30 mil vagas disponibilizadas pela instituição.
O processo seletivo acontecerá por ordem de inscrição, até que chegue aos 30 mil. A homologação das inscrições será divulgada no dia 1º de setembro. As aulas dos cursos gratuitos do IFSUL acontecerão por meio da plataforma Mundi da instituição. Os participantes devem possuir 15 horas por semana focadas na realização de leituras, pesquisas, exercícios e outras tarefas. O não cumprimento de tais atividades propostas implicará na exclusão de sua participação no curso EAD.
Conheça o IFSUL
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio Grandense (IFSUL) surgiu em dezembro de 2008 e já conta com 14 campi, sendo o do município de Pelotas o mais importante. Além disso, já conta com mais de 5 mil alunos. A unidade disponibiliza ensino médio completo, subsequente e concomitante, com foco em atividades rurais. Além desses, o IFSUL conta com outros campi como:
- Campus Gravataí;
- Campus Bagé;
- Campus Jaguarão;
- Reitoria;
- Campus Santana do Livramento;
- Campus Passo Fundo;
- Campus Camaquã;
- Campus Lajeado;
- Campus Sapucaia do Sul;
- Campus Venâncio Aires;
- Campus Novo Hamburgo;
- Campus Charqueadas.
A instituição está vinculada ao Ministério da Educação, dentro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.