1. Início
  2. Curiosidades
  3. Idoso de 86 anos fica preso dentro do próprio carro enquanto água sobe acima dos vidros, veículo é arrastado até barranco e moradores usam retroescavadeira para retirá-lo com vida
Faça um comentário 5 min de leitura

Idoso de 86 anos fica preso dentro do próprio carro enquanto água sobe acima dos vidros, veículo é arrastado até barranco e moradores usam retroescavadeira para retirá-lo com vida

Imagem de perfil do autor Noel Budeguer
Escrito por Noel Budeguer Publicado em 07/09/2026 às 23:01
Idoso de 86 anos fica preso dentro do próprio carro enquanto água sobe acima dos vidros, veículo é arrastado até barranco e moradores usam retroescavadeira para retirá-lo com vida
Carro apresentou problema no meio da estrada e, em cerca de meia hora, aposentado passou de uma tentativa de voltar para casa a uma situação em que sair do veículo poderia fazê-lo ser levado pela correnteza
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Carro apresentou problema no meio da estrada e, em cerca de meia hora, aposentado passou de uma tentativa de voltar para casa a uma situação em que sair do veículo poderia fazê-lo ser levado pela correnteza

O aposentado Osvaldo Barea, de 86 anos, viveu momentos de tensão depois que o carro em que estava parou de funcionar durante uma forte chuva em Ciríaco, no norte do Rio Grande do Sul. Em pouco tempo, a água avançou sobre a estrada, invadiu o automóvel e a correnteza arrastou o veículo em direção a um barranco.

Segundo informações publicadas pelo GZH, Osvaldo permaneceu aproximadamente duas horas preso dentro do próprio carro enquanto familiares e moradores tentavam encontrar uma maneira segura de alcançá-lo. O resgate só foi possível quando dois homens utilizaram uma retroescavadeira para chegar até o veículo.

Quando saiu de casa, cenário ainda não parecia oferecer perigo

O caso aconteceu na tarde de 21 de julho de 2026, na comunidade de São João Batista, no interior do município. De acordo com Aline Cericatto Oro, neta de Osvaldo, o aposentado é uma pessoa ativa, lúcida e acostumada a sair sozinho.

Naquele dia, ele havia deixado a residência quando o tempo ainda não parecia representar um risco tão grande. Durante o retorno, porém, a chuva começou a aumentar. Mesmo assim, ainda era possível enxergar a estrada e a água ocupava principalmente as laterais da via.

Veículo parou de funcionar no meio da estrada enquanto chuva aumentava

Momento em que moradores se aproximam do carro de Osvaldo Barea, de 86 anos, cercado pela correnteza durante o alagamento em Ciríaco (RS), antes de retirá-lo com ajuda de uma retroescavadeira. Foto: Reprodução
Momento em que moradores se aproximam do carro de Osvaldo Barea, de 86 anos, cercado pela correnteza durante o alagamento em Ciríaco (RS), antes de retirá-lo com ajuda de uma retroescavadeira. Foto: Reprodução

O problema começou quando o automóvel de Osvaldo apresentou uma falha mecânica e parou de funcionar. A família acredita que algum componente possa ter sido atingido pela água.

O aposentado permaneceu no interior do veículo tentando fazê-lo funcionar novamente. A expectativa era conseguir retomar o caminho para casa ou aguardar até que a chuva diminuísse, mas a situação mudou muito mais rápido do que ele poderia imaginar.

Em cerca de meia hora, água começou a entrar dentro do automóvel

Segundo o relato da neta, aproximadamente 30 minutos foram suficientes para transformar completamente o cenário. A água que inicialmente estava apenas nas laterais avançou sobre a estrada e começou a entrar no carro.

Ao mesmo tempo, o nível do Rio Machado aumentava. A força da correnteza acabou deslocando o automóvel e o arrastando até próximo de um barranco, deixando Osvaldo cercado pela enchente e sem condições seguras de seguir viagem.

Sair sozinho do carro poderia fazer com que idoso fosse levado pela correnteza

À primeira vista, abandonar o automóvel poderia parecer a saída mais simples. Na prática, entretanto, essa alternativa se tornou extremamente perigosa à medida que a água ganhava força.

A família explicou que a correnteza já era forte o suficiente para arrastar Osvaldo caso ele tentasse sair a pé. Diante disso, o aposentado permaneceu dentro do carro, mesmo com o nível da água aumentando ao redor e no interior do veículo.

Foram cerca de duas horas de espera, enquanto familiares e moradores da região procuravam uma maneira de chegar até ele sem criar uma situação ainda mais perigosa.

Dois moradores receberam pedido de ajuda e decidiram usar uma retroescavadeira

A solução começou a surgir quando o empresário Edegar Passari, de 40 anos, e o primo Jonathan Passari, de 31, receberam uma ligação informando que Osvaldo estava preso no local.

Os dois estavam trabalhando e decidiram utilizar uma retroescavadeira para atravessar a área tomada pela água. A máquina permitia avançar onde uma tentativa de aproximação a pé ou com um veículo convencional representaria um risco muito maior.

Água já estava acima dos vidros quando retroescavadeira chegou ao carro

Osvaldo Barea, de 86 anos, permanece dentro do carro enquanto a água já invade o interior do veículo durante a enchente em Ciríaco (RS), momentos antes de ser retirado com ajuda de uma retroescavadeira. Foto: Reprodução/Zero Hora
Osvaldo Barea, de 86 anos, permanece dentro do carro enquanto a água já invade o interior do veículo durante a enchente em Ciríaco (RS), momentos antes de ser retirado com ajuda de uma retroescavadeira. Foto: Reprodução/Zero Hora

Quando Edegar e Jonathan finalmente alcançaram o automóvel, o cenário era crítico. De acordo com Edegar, a água já havia ultrapassado a altura dos vidros e continuava subindo.

Mesmo preocupados com a força da enchente, eles avançaram. Quando a retroescavadeira chegou mais perto, Osvaldo conseguiu abrir uma pequena fresta na janela e acenou com a mão, mostrando que estava consciente e esperando pelo socorro.

Homem se apoiou entre retroescavadeira e carro para conseguir puxar aposentado

A retirada exigiu uma manobra delicada. Edegar se posicionou entre a máquina e o automóvel, ficando com um pé apoiado no vidro do carro e outro na retroescavadeira, enquanto tentava alcançar Osvaldo.

Dessa posição, conseguiu puxar o aposentado para fora e levá-lo até um ponto seguro. Jonathan registrou parte da operação, e as imagens ajudaram a mostrar a dimensão da enchente e as condições enfrentadas durante o salvamento.

Depois de duas horas cercado pela enchente, idoso saiu sem ferimentos

Apesar do período dentro do veículo e do avanço da água, Osvaldo não sofreu ferimentos. Depois do resgate, ele foi levado para casa pelos familiares.

Logo após o episódio, o filho Edson Barea informou que o pai estava muito assustado e ainda não tinha condições emocionais de falar sobre tudo o que havia acontecido. Posteriormente, a família confirmou que, além do susto, ele estava bem.

Enxurradas deixaram estradas, propriedades e áreas urbanas danificadas em Ciríaco

O episódio ocorreu durante um período de fortes chuvas que provocou diversos problemas no município. Segundo a Prefeitura de Ciríaco, as enxurradas de 21 de julho causaram danos principalmente em estradas do interior, propriedades rurais e algumas vias da área urbana.

O grande volume de água provocou erosões, deslizamentos, abertura de valetas e danos em pontilhões e bueiros, além de dificultar o deslocamento de moradores e produtores. Equipes e máquinas do município foram mobilizadas para atender os pontos mais atingidos e recuperar os acessos.

Para Osvaldo, porém, a enchente quase transformou um trajeto de volta para casa em uma situação ainda mais grave. A combinação entre a rápida subida da água, o carro imobilizado e a força da correnteza o deixou sem uma saída segura até a chegada da retroescavadeira e dos moradores que conseguiram retirá-lo com vida.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Tags
Noel Budeguer

Sou jornalista argentino baseado no Rio de Janeiro, com foco em energia e geopolítica, além de tecnologia e assuntos militares. Produzo análises e reportagens com linguagem acessível, dados, contexto e visão estratégica sobre os movimentos que impactam o Brasil e o mundo. 📩 Contato: noelbudeguer@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x