1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Ibama recebe pedido da Petrobras para perfurar poço de petróleo na bacia do Rio Grande do Norte
Localização RN Tempo de leitura 3 min de leitura

Ibama recebe pedido da Petrobras para perfurar poço de petróleo na bacia do Rio Grande do Norte

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 08/06/2020 às 18:37
bama recebe pedido da Petrobras para perfurar poço de petróleo na bacia do Rio Grande do Norte
bama recebe pedido da Petrobras para perfurar poço de petróleo na bacia do Rio Grande do Norte

Petrobras deu entrada junto ao Ibama no pedido de licenciamento para o projeto de perfuração do poço de petróleo na área do bloco POT-M-952, na parte offshore da Bacia Potiguar. Petrobras exportou 1,11 milhão de toneladas de óleo combustível e bate novo recorde no mês de maio

Leia também

A Petrobras prevê perfurar o poço de petróleo a 100 km de distância do município de Natal, em lâmina d’ água de 2.300m.

Além deste, a Petrobras deu início em abril no licenciamento offshore para a perfuração de outro poço de petróleo localizado no bloco POT-M-762 a 75 km da costa do estado

Petrobras tem interesse em utilizar nas duas campanhas os portos de Pecém (em São Gonçalo do Amarante), Mucuripe ou Fortaleza (em Fortaleza) ou Paracuru (em Paracuru), no estado do Ceará, e o Porto de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, como logística.

Os blocos exploratórios POT-M-952 e POT-M-762 foram arrematados pela Petrobras na 15a rodada de licitações, realizada pela ANP em 2018.

A Petrobras é a operadora do campo, com 60% de interesse na primeira área, com a Shell (40%) como sócia. Opera com 100% o segundo bloco.

Petrobras vende sete campos onshore no Rio Grande do Norte por R$ 676,8 milhões

Seguindo a política de desinvenstimentos da Petrobras em campos terrestres no Brasil, a estatal informou que concluiu a venda da totalidade da sua participação em concessões onshore do Polo Macau, situadas na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, para a empresa 3R Petroleum. A venda foi estabelecida com o pagamento de R$ 676,8 milhões para a Petrobras.

O Polo Macau inclui os ativos de Aratum, Macau, Serra, Salina Cristal, Lagoa Aroeira, Porto Carão e Sanhaçu. A Petrobras apresentava participação total em todos os campos, exceto de Sanhaçu, na qual era operadora com 50%, enquanto a outra metade era da empresa Petrogal Brasil S.A.

“É uma ótima notícia para a Petrobras, para a 3R-Starboard, para o setor onshore e para o mercado em geral. Um bom momento para termos novidades”, informou a gerente executiva de Gestão de Portfólio da estatal brasileira, Ana Paula Saraiva.

“A venda de ativos onshore e águas rasas é uma estratégia muito sadia para a Petrobras e cria oportunidades para novos entrantes no setor, que irão priorizar seus recursos gerando valor para a região e para o país. Temos como importante missão ser a maior produtora de gás do Rio Grande do Norte e aumentar essa oferta de gás”, disse Paulo Thiago Mendonça, sócio da Starboard, acionista controladora da 3R.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos