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Hyundai Azera – Um carro na faixa dos R$ 50 mil que está deixando os rivais de luxo para trás

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/03/2024 às 19:52
Atualizado em 20/03/2024 às 17:49
Hyundai Azera - Um carro luxuoso na faixa dos R$ 50 mil que está deixando os rivais de luxo para trás
Foto: Hyundai Azera 2025

Conheça tudo sobre o Hyundai Azera, carro de R$ 50 mil que está deixando os rivais de luxo para trás. Vendido por aqui desde 2007, o modelo entrega ótimas tecnologias e vai de 0 a 100 km em apenas 8 segundos.

Atualmente, um sedã médio bem equipado no mercado já ultrapassa os R$ 160 mil, valor que há alguns anos era restrito a marcas como Audi, BMW e Mercedes. Contudo, por cerca de R$ 50 mil é possível adquirir um sedã executivo usado, com motor potente, conforto e equipamentos úteis para o dia a dia. Trata-se do Hyundai Azera. Apresentado em janeiro de 2012, o veículo rompeu com o antigo estilo conservador ao adotar o arrojado estilo escultura fluida da Hyundai.

Robusto e espaçoso, o Hyundai Azera tornou-se um dos favoritos das blindadoras devido à disposição do motor Lambda II em alumínio, um V6 3.0 com duplo comando variável, capaz de gerar 250 cavalos e 28,8 mkgf, sempre acoplado a um câmbio automático de seis marchas.

O Azera foi oferecido em duas versões, Completa (T696) e Completíssima (T695). A primeira versão do carro de R$ 50 mil, traz retrovisor fotocrômico, ar digital bizona (com saídas atrás), volante multifuncional, bancos de couro (aquecimento e ajuste elétrico), sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ABS, airbags frontais, laterais de cortina e joelho para o motorista e roda aro 18.

Teto solar, faróis de xenônio, painel com efeito 3D e muito mais

A segunda opção do Hyundai Azera adiciona chave presencial (que liga o motor), teto solar panorâmico, faróis de xenônio, controles de estabilidade e tração, painel de instrumentos com efeito 3D, freio de estacionamento elétrico com auxílio de saída em aclive, cortina traseira elétrica e iluminação no painel e nas portas abaixo das réguas.

O Hyundai Azera permaneceu sem alterações até a linha 2015, que passou a ter apenas a versão top. O carro de R$ 50 mil sofreu uma leve reestilização, com para-choque e grade redesenhados, e o interior ganhou novo painel, com central multimídia com tela de 8 polegadas.

Hyundai Azera pode chegar a 225 km/h

Como todo sedan executivo, o carro de R$ 50 mil sofreu forte desvalorização, fazendo com que seja encontrado por valores muito abaixo da tabela. Bem estabelecido no mercado, é conhecido por não apresentar problemas crônicos, contudo é preciso checar até que ponto seu plano de revisões foi seguido.

O Mercedes C280 pesa 1.555 kg, enquanto o Azera pesa 1.640 kg, o que resulta em uma relação de 6,7 kg/cv para ambos. Além disso, o C280 vem com transmissão sequencial de sete marchas que permite explorar melhor a força do motor que o câmbio sequencial de 5 marchas do Hyundai Azera. Contudo, de fato, o Azera é mais potente que o Mercedes.

Em testes, o carro de R$ 50 mil faz de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 225,1 km/h. Nas frenagens, parou de forma exemplar. E, no consumo ficou com médias de 7 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.

Conheça a história do Hyundai Azera 

O Hyundai Azera é um sedan fabricado e vendido mundialmente pela Hyundai Motor Company desde 1986. A princípio, o projeto do Hyundai foi um badge engineering, ou seja, venda de um mesmo veículo sob duas ou mais marcas diferentes, da segunda geração do Mitsubishi Debonair.

Em 1992, foram lançadas a segunda geração, também chamada de New Grandeur, e a terceira geração do irmão Mitsubishi.

Apenas em 1998, a Hyundai lançou o veículo totalmente desenvolvido pela empresa. Vale mencionar que o Hyundai Grandeur é vendido como Hyundai Azera em países da América do Norte, Ásia, África e América do Sul. No Brasil, o carro de R$ 50 mil começou a ser importado no final de 2007, importado da Coreia do Sul.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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